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CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise da memória e a construção da identidade
Contos Africanos de Língua Portuguesa; Identidade; Memória
Esta dissertação explora a relação entre memória e construção de identidade através da análise de quatro contos africanos em língua portuguesa, focalizando especificamente a forma como esses contos contribuem para a preservação da memória coletiva e a construção de identidades individuais e coletivas. O foco reside em entender como essas narrativas funcionam como expressões literárias que abordam essa interação complexa. São investigadas as influências das tradições culturais, históricas e linguísticas, bem como as representações de
pertencimento e autenticidade presentes nesses contos. O objetivo central é analisar como essas histórias contribuem para a formação de identidades individuais e coletivas, enfatizando o papel vital da memória cultural na preservação e transmissão de valores, tradições e legados históricos. A metodologia adotada nesta pesquisa é fundamentada na pesquisa bibliográfica, seguindo as diretrizes de Minayo e Sanches (1993). Aqui, são concentradas as análises dos contos africanos em língua portuguesa, explorando a intertextualidade, as narrativas e as conexões entre a literatura e a construção de identidade. A pesquisa se deu em quatro contos: dois de autoria de Luís Bernardo Honwana, “Nós matamos o cão tinhoso” e “As mãos dos pretos” pertencentes à obra Nós matamos o Cão Tinhoso!, publicada na década de 1960; e dois contos de Ndalu de Almeida - conhecido como Ondjaki - intitulados “O Último Carnaval da Vitória” e “O Portão da Casa da Tia Rosa”, que fazem parte do livro Os da minha rua, publicado em 2007. O estudo incorpora diversas referências teóricas, explorando a tradição oral literária com base em estudos de Cascudo (2003), Benjamin (1987 e 2012) e Ricoeur (1994). Ademais, as análises dos contos sob a perspectiva da memória e da identidade são fundamentadas em
estudos de Halbwachs (2013), Bergson (2006), Le Goff (2003), Stuart Hall (2006), Pollak (1989) e Candau (2019). Esta dissertação visa explorar a interrelação entre memória, identidade e expressão literária nos contos africanos em língua portuguesa, contribuindo para uma compreensão ampliada da diversidade cultural e histórica dessas narrativas.