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VOZES INSUBMISSAS NAS POÉTICAS DE AUTORIA DE MULHERES NEGRAS DO QUILOMBO LIBERDADE: interseccionalidade entre raça, classe social e gênero nas batalhas de poesia
Poetry Slam, Interseccionalidade, gênero, raça e classe social. Quilombo Liberdade.
A pesquisa ora apresentada, intitulada VOZES INSUBMISSAS NAS POÉTICAS DE AUTORIA DE MULHERES NEGRAS DO QUILOMBO LIBERDADE: INTERSECCIONALIDADE ENTRE GÊNERO, CLASSE E RAÇA, NAS BATALHAS DE POESIA tem como objetivo analisar à luz dos estudos bakhitinianos, em diálogo com a interseccionalidade, em Creenshaw, os textos do Poetry Slam, produzidos por mulheres negras que dizem de si e do (a) outro (a) a partir do quilombo urbano Liberdade, localizado na periferia urbana de São Luís, capital do Maranhão. A delimitação dos corpusse deu a partir da audiências a batalhas de poesias, tendo como objetivos analisar de que forma a interseccionalidade entre raça, classe social e gênero se manifesta, por meio do discurso literário tecido pelas autoras negras, em espaços abertos, como ruas e praças, nas batalhas de poesia, elencar as tematizações presentes em eventos, denominados batalhas, a partir do lugar de fala da mulher negra e em uma perspectiva interseccional; discutir as poéticas de autoria negra, do ponto de vista de sua significação e sentido, no tocante a sua redução às zonas periféricas; descrever de que forma as vozes femininas eclodem nos espaços estigmatizados, reverberando, por meio do texto literário, temas que buscam reverter a forma com que o sujeito negro é representado, em uma perspectiva decolonial. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, em andamento, onde as poesias coletadas são analisadas a partir dos estudos de Creenshaw(2002) e Bakhtin (2003, 2011), no contexto da literatura afro-brasileira, em uma perspectiva decolonial.