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Literatura e cinema: Os miseráveis e a imagem da ulher, segundo Victor Hugo e Tom Hooper
Os miseráveis. Mulher. Literatura. Cinema.
Em 2012, a obra literária Os miseráveis, publicada por Victor Hugo em 1862, ganhou uma adaptação cinematográfica musical em língua inglesa, dirigida por Tom Hooper, nos moldes contemporâneos. O cineasta, nascido em 1972, dirigiu diversas peças de teatro, obteve ampla aclamação ao adaptar o musical de mesmo nome às telas do cinema, pois seu trabalho foi indicado a vários prêmios. Este estudo promove reflexões sobre a construção do feminino nas personagens de destaque da obra fílmica Os miseráveis (2012), principalmente com relação a imagem e papel da mulher levando em considerando a contemporaneidade e também sua vivência em tempos remotos, quando a dita obra original foi concebida. Para este fim, analisamos o filme sob a perspectiva da teoria da adaptação, observando, entre diversos estudiosos, as pesquisas de Hutcheon (2013), Stam (2000); no âmbito literário, Llosa (2012), Barthes (2004) e Bakhtin (1993) e, no campo do feminismo, Beauvoir (2009), Lerner (2019), e Davis (2016). Reconhecemos que a transposição da imagem da mulher da narrativa literária para a cinematográfica nos moldes contemporâneos proporcionou novas releituras e reflexões acerca das personagens tanto no aspecto dos pensamentos, quanto na aparência. E, por se tratar de um musical, os sentimentos aflorados das personagens são intensificados pelo lirismo do longa-metragem.