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A comédia como fenômeno literário na construção da identidade brasileira, a partir da obra O Juiz de Paz da Roça
Comédia de Costumes. Identidade. Martins Pena. Nacionalismo
Partindo do pressuposto de que o riso pode ser um meio eficaz de denunciar costumes considerados pouco aceitáveis pelas convenções sociais, moral e ética, o presente estudo constitui os processos identitários que fazem parte da visibilidade das relações sociais e culturais da sociedade brasileira, que analisa a construção de sentidos. Essa afirmação se articula nos processos individuais e coletivos, buscando legitimar identidades, que nos encaminham às nações e nacionalismos, ambientes em que os sentidos se manifestam. Nesse contexto, este trabalho intitulado: A comédia como fenômeno literário na construção da identidade brasileira, a partir da obra O juiz de paz da roça, de Martins Pena (1833), busca demonstrar uma consciência nacional, mediante os costumes da sociedade no século XIX, com situações e personagens de nossa brasilidade. Para delimitar esta pesquisa, fez-se um estudo em consonância com acervos e plataformas de informações sobre a ação dramática, com a colaboração de teóricos como: Bergson (2018), Halbwachs (2006), Ricceur (2007) dentre outros, que se torna possível a elaboração deste trabalho. Sendo necessária uma breve retomada do gênero comédia, apresentando considerações sobre o riso e a sua relação com a sociedade, retomando-se ainda, aspectos da situação socioeconômica brasileira. Vale ressaltar que, a possibilidade de investigar, analisar, e identificar uma consciência nacional, com um rompimento das formas clássicas, é possível, mediante a referida obra aqui analisada, que consegue abandonar os velhos modelos, para se voltar a realidade brasileira, mostrando-a de forma cômica, engraçada, mas à luz da observação do real. Com efeito, sabe-se que a literatura, como fenômeno de sociedade, memória e cultura, depende do movimento artístico relacionado com a realidade, na pretensão de observá-la, para que possa constituir o entrelaçamento de vários fatores sociais, que são determinados por características essenciais da obra.