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A PERSONAGEM ANNE SHIRLEY DO ROMANCE ANNE DE GREEN GLABES, DE LUCY MAUD MONTGOMERY, PARA A
NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA ANNE WITH AN E: UMA QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO E DIALOGICIDADE.
Anne Shirley. Romance. Narrativa Fílmica. Relações Intertextuais e Interdiscursivas.
Esta dissertação tem como objeto de estudo a transposição da personagem Anne Shirley do romance Anne de Green Glabes (1908), de L.M. Montgomery, para a narrativa fílmica Anne with an E (2017). Trataremos, nesse sentido, de alguns aspectos e elementos fundamentais – a chegada, a permanência e a vivência da personagem em Green Gables – o lar que ela tanto desejava, mas que não era para ser seu. Além de investigar como a referida personagem, suas características e sua personalidade são apresentadas nas obras em evidência, de modo a considerar, também, as relações intertextuais e interdiscursivas estabelecidas entre elas, bem como, o contexto de produção (do livro para a narrativa fílmica) que perpassam o tempo, o espaço e a história. Para auxiliar neste trabalho, alguns teóricos e textos são imprescindíveis, como Bakhtin e seus estudos sobre o dialogismo e os gêneros do discurso haja visto que a personagem perscrutada nesta pesquisa nos é (re)apresentada por meio do gênero romance, do fílmico e de outros; Linda Hutcheon (2011) e suas reflexões sobre adaptação; Robert Stam (2006) com considerações a respeito da questão da especificidade cinematográfica; Gérard Genette (2006) no que concerne aos tipos de intertextualidade; Piégay-Gros (1996) e Costa (2001) com os pressupostos teóricos sobre as relações intertextuais e interdiscursivas. A metodologia adotada neste estudo é bibliográfica, do tipo qualitativa. Assim, dialogar sobre a relação que se estabelece entre essas duas artes distintas (literatura e arte cinematográfica) possibilita uma relação além de múltipla, também, complexa, a qual se caracteriza e se apresenta por meio de intertextualidades, tendo em vista que, narrativas cinematográficas que possuem como texto de origem obras da literatura, apresentam, de maneira dialógica, alusões ou referências literárias. Sendo assim, percebemos que a autora da produção fílmica não segue certa linearidade na (re)apresentação dos acontecimentos da vida da personagem literária (o hipertexto em relação ao hipotexto); assim como, se utiliza, predominantemente, de citações, alusões e referências intertextuais e
interdiscursivas para legitimar, potencializar e ampliar o seu - o cinematográfico. Diante disso, esclarecemos que não nos cabe dizer e, acreditamos ser desmistificada a ideia e a visão de que uma obra literária que é adaptada para a arte cinematográfica deva ser fiel ao seu original. Isto posto, com esses breves achados de pesquisa, dialogamos sobre as possibilidades de relação que os textos, sejam eles orais ou escritos, estabelecem entre si e sobre quais recursos são utilizados para isso, estudando personagens tão plurais como a protagonista Anne Shirley.