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Banca de DEFESA: ANDRESON ALEX MOREIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESON ALEX MOREIRA LIMA
DATA: 07/06/2024
HORA: 16:00
LOCAL: UEMA
TÍTULO:

EDUARDO E MÔNICA: o encontro do cinema, da literatura e da canção


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura. Cinema. Canção. Dialogismo Interartes. Eduardo e Mônica.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é analisar o diálogo existente entre a canção Eduardo e Mônica e seu filme homônimo. A canção, composta por Renato Russo e lançada no álbum "Dois" de 1986 pela banda Legião Urbana, tornou-se um clássico da música brasileira. O filme, por sua vez, foi dirigido por Renê Sampaio com roteiro de Gabriel Bortollini e Jéssica Candall. Embora tenha sido concluído em 2020, o lançamento foi adiado para janeiro de 2022 devido à pandemia de COVID-19. Ambas as obras são ambientadas na década de 1980 e exploram o improvável relacionamento entre Eduardo e Mônica, dois jovens com personalidades e interesses muito diferentes. A dissertação emprega os conceitos da teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2011) e Robert Stam (2000) como base para a análise. De acordo com essa abordagem, cada obra é avaliada de acordo com sua própria linguagem, considerando todas as suas especificidades, sem a limitação de ser uma mera transposição de uma mídia para outra. A pesquisa se fundamenta em uma ampla gama de teóricos e autores que exploram as nuances da canção e da poesia como formas de expressão literária e artística. Entre eles, Antônio Aguiar (2006) discute as multifuncionalidades da literatura e da canção, abordando aspectos poéticos, hedonísticos, comunicativos e sociais. Antônio Medina Rodrigues (1990) realça a complexa relação entre música popular e poesia moderna brasileira, enfatizando a importância da melodia no entendimento do texto cantado. Affonso Romano de Sant'Anna (1978; 2001) e Nelson Costa (2003) destacam a interação histórica entre canção e poesia no Brasil, argumentando a favor da riqueza lírica nacional e da necessidade de reconhecer as qualidades literárias das canções. Norma Goldstein (1988) e Massaud Moisés (1987) contribuem com discussões sobre a estrutura poética e a essência da poesia, respectivamente, enquanto Falcão (2006) descreve a canção como um gênero híbrido que merece atenção nos estudos literários. Steven Paul Scher e Charles Perrone (1986) abordam a relação indissociável entre literatura e música, destacando a canção como um campo fértil para análise literária. A pesquisa visa, portanto, reconhecer e analisar a profundidade e a intertextualidade entre canção e cinema, utilizando as teorias de Linda Hutcheon (2011) e Robert Stam (2000) sobre adaptação, além dos contributos de outros teóricos mencionados, para explorar como esses dois meios narram a mesma história, enriquecendo a compreensão das dinâmicas culturais e sociais que eles refletem e moldam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 402.601.433-91 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA - UEMASUL
Externo à Instituição - CÉSAR ALESSANDRO SAGRILLO FIGUEIREDO - UFT
Externo à Instituição - DEIVANIRA VASCONCELOS SOARES - SEDUC
Notícia cadastrada em: 03/06/2024 16:58
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