A MATEMATICA FINCENIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O DESENVOLMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
Matemática Financeira. Letramento Financeiro. Finanças
O um dos desafios do professor de matemática da Educação Básica é transmitir o conhecimento financeiro com auxílio da matemática financeira, transformando o conteúdo de sala de aula em algo vivenciado pelo aluno no
dia a dia. Este presente trabalho propõe apresentar a matemática financeira não de forma pontual, mas de forma transversal com temas mais usuais do ensino médio, como o estudo das funções e progressões que são insumos essenciais na modelagem matemática na área financeira, como sugere a Base Nacional Curricular (BNCC). Além dessa proposta será exposto como a matemática financeira contribui para o letramento financeiro para a construção do cidadão mais consciente financeiramente, e para isso, foi elencado problemas do ENEM com alternativas de soluções e uso de tecnologias digitas. Nesse processo de aprendizado a matemática financeira faz parte da Educação Financeira, ou seja, ela sozinha não forma o aluno com capacidade de tomada de decisão financeira mais assertiva, mas o capacita a ter uma visão mais crítica sobre a evolução do dinheiro no tempo e alternativas sobre
soluções de problemas de finanças no que condiz ao gerenciamento financeiro. Para conhecer melhor o quão a matemática financeira é vivenciada pelo professor e aluno, foi desenvolvido uma pesquisa envolvendo os professores que participam ou participaram do programa do PROFMAT e de seus alunos com intuito de mapear principalmente de domínio de matemática financeira do aluno.