A MATEMATICA FINCENIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O DESENVOLMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Matemática Financeira. Letramento Financeiro. Finanças
O um dos desafios do professor de matemática da Educação Básica é
transmitir o conhecimento financeiro com auxílio da matemática financeira,
transformando o conteúdo de sala de aula em algo vivenciado pelo aluno no
dia a dia. Este presente trabalho propõe apresentar a matemática financeira
não de forma pontual, mas de forma transversal com temas mais usuais do
ensino médio, como o estudo das funções e progressões que são insumos
essenciais na modelagem matemática na área financeira, como sugere a Base
Nacional Curricular (BNCC). Além dessa proposta será exposto como a
matemática financeira contribui para o letramento financeiro para a construção
do cidadão mais consciente financeiramente, e para isso, foi elencado
problemas do ENEM com alternativas de soluções e uso de tecnologias digitas.
Nesse processo de aprendizado a matemática financeira faz parte da
Educação Financeira, ou seja, ela sozinha não forma o aluno com capacidade
de tomada de decisão financeira mais assertiva, mas o capacita a ter uma
visão mais crítica sobre a evolução do dinheiro no tempo e alternativas sobre
soluções de problemas de finanças no que condiz ao gerenciamento financeiro.
Para conhecer melhor o quão a matemática financeira é vivenciada pelo
professor e aluno, foi desenvolvido uma pesquisa envolvendo os professores
que participam ou participaram do programa do PROFMAT e de seus alunos
com intuito de mapear principalmente de domínio de matemática financeira do
aluno.