Uma Abordagem reflexiva sobre o Ensino da Análise Combinatória na Educação Básica
Análise Combinatória, Educação Básica, Ensino e Aprendizagem
A grande dificuldade apresentada pelos protagonistas do sistema educacional vigente, ou seja, professores e alunos, quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória, foi o que nos motivou para a realização deste estudo; que tem dentre outros objetivos fazer uma reflexão pedagógica quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória. Elaboramos algumas propostas nas quais consideramos essenciais para o bom desenvolvimento deste conteúdo na educação básica. Levando em consideração a grande importância que a Análise Combinatória tem para o raciocínio lógico e cognitivo do aluno, apresentamos neste trabalho um pouco da sua história, fortalecendo ainda mais a sua grande importância para os dias atuais. Fizemos uma abordagem reflexiva sobre como o conteúdo de Análise Combinatória tem sido abordado nos ensino fundamental e Médio, no qual defendemos neste trabalho o não uso meramente de fórmulas matemáticas que na maioria das vezes são adotadas de forma mecânica, sem nenhuma ligação com a realidade do aluno, sem valorizar a capacidade de criação e produção. Apresentamos algumas atividades, e a partir delas percebemos a importância do trabalho em grupos, as interações múltiplas, as diferentes percepções que os alunos têm na hora de resolverem um problema, os conflitos que surgem, o alto nível de concentração estabelecido pela atividade proposta, a importância do lúdico na educação, a teoria do erro. O trabalho também reflete sobre a abordagem do conteúdo que é feita pelos livros didáticos, sua contextualização, como o conteúdo de Análise é trabalhado nos cursos de licenciatura em matemática.