APLICAÇÃO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA: UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO LANÇAMENTO DE FOGUETES DE GARRAFAS PET COM ALUNOS DO 1oANO DO ENSINO MÉDIO.
Função Quadrática, Modelagem Matemática, Ensino de Matemática.
Este estudo teve por objetivo propor um método alternativo de ensino que possa facilitar o ensino-aprendizagem da Função Quadrática. A pesquisa aborda a aplicação da função quadrática modelando os fenômenos da natureza em experimentos com alunos em competições de lançamento de foguetes. A investigação quanto à sua abordagem é de natureza qualitativa por ter o ambiente natural como fonte de dados, por ter no pesquisador uma preocupação em conhecer como os fenômenos se manifestam e, ter consciência do seu papel na coleta dos dados. A metodologia utilizada foi a modelagem matemática, por se consideram uma metodologia ativa onde o aluno participa diretamente do processo, trazendo situações do cotidiano do aluno para a sala de aula. A questão de pesquisa norteadora deste estudo foi a modelagem dos fenômenos da natureza, a trajetória descrita por foguete de garrafa pet facilita a aprendizagem de Função Quadrática? Realizou-se um workshop com o propósito de desenvolver técnicas, habilidades e saberes com os alunos participantes da investigação permitindo que eles revisassem conteúdos e tivessem motivação para o estudo do objeto matemático em estudo. Durante o preparativo para o lançamento observou-se muito entusiasmo dos alunos e grande motivação. Após o experimento observou-se que o nível de compreensão do conceito de função por parte dos alunos possuía um cunho cientíco.