UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE VETORES: um experimento com alunos da 2a série do ensino médio
Vetor, registros de representações semiótica, engenharia didática.
Este trabalho tem como tema utilização dos registros de representação semiótica como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores, trata-se de um experimento com alunos do 2o ano do ensino médio, onde procuramos identicar as diculdades dos mesmos referente ao tema citado, através dos registros de representação semiótica, e oferecer uma proposta didática que facilite o aprendizado. Utilizamos em aulas expositivas a teoria de Raymond Duval, aplicamos algumas atividades e exploramos as representações dos vetores em várias situações. O trabalho foi dividido em etapas, na primeira a turma foi submetida a um teste diagnóstico e após análise do mesmo constatamos a quase total ausência de conhecimento prévio sobe vetores, suas representações e propriedades. A segunda etapa consistiu de aulas expositivas onde apresentamos os vetores em termos de coordenadas denindo suas operações e apresentamos suas propriedades despertando assim o interesse dos alunos por este novo objeto. Na terceira etapa zemos a experimentação e nalmente passamos a analisar as respostas dos alunos às questões propostas dando ênfase às conversões entre os registros distintos e ao tratamento dentro de um mesmo registro o que nos permitiu identicar di- culdades e apresentar uma sequência didática que por sua vez torne o aluno protagonista do seu aprendizado. Este estudo tem uma abordagem qualitativa com embasamento na metodologia da engenharia didática. A questão que norteou este trabalho foi: como os registros de representações semiótica contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de vetores? Após o experimento percebeu - se que os alunos que transitaram entre os diversos tipos de representações tiveram um melhor desempenho.