A relação entre a Matemática e a Física: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Cinemática e Termometria.
Matemática. Física. Interdisciplinaridade
Os indicadores de qualidade do ensino, como o Índice de Desenvolvimento da Educação. Básica (IDEB), por exemplo, mostram que os resultados na disciplina de Matemática, noBrasil, estão abaixo do esperado. Os resultados insatisfatórios, segundo alguns teóricos,estão relacionados com o fato de profissionais da ´área de educação apresentarem a Matemática de forma não contextualizada e com fórmulas e m´métodos mecanizados de resolução de problemas. Por outro lado, tem-se verificado também que o aprendizado dafísica também deixa a desejar sobretudo pela falta de conhecimento sobre como aplicaros fundamentos da Matemática na resolução de problemas físicos. Nesse sentido, pretende-se apresentar uma proposta para que temas específicos de Matemática sejam abordados de modo aplicado e com explicações baseadas na física. Pretende-se fazer com que nossos discentes percebam que ´e necessário, de forma sucinta, conhecer as mais variadas aplicações de equações, função afim, função quadráticas e razões trigonométricas para que possam ter um melhor entendimento de demonstração e aplicação das fórmulas á Física. A ideia principal e mostrar que é possível solucionar questões de Física dos mais variados conteúdos, usando somente os conceitos físicos e os conhecimentos Matemáticos.