MATERIAIS CONCRETOS: Uma estratégia para o ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no Ensino Médio
Material concreto. Ensino aprendizagem. Geometria. Ensino médio.
Este trabalho, cujo tema é Materiais concretos: uma estratégia para o ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no Ensino Médio, apresenta considerações sobre o ensino da Matemática no ensino médio, através de uma
breve análise sobre o ensino tradicional da Matemática, apontando-se a necessidade de sua readequação ao contexto atual e destacando-se o papel do professor e suas metodologias de ensino. Aborda-se a utilização de materiais concretos, especialmente no ensino da Geometria. Analisam-se dados levantados pelo Plano Mais IDEB através dos chamados Simulados Mais IDEB. Descrevem-se as etapas do minicurso sobre Geometria Plana e Espacial realizado no CE Professor Barjonas Lobão, escola lócus da pesquisa. Discutem-se os resultados da pesquisa realizada cujo objetivo principal foi verificar a influência da utilização de materiais concretos como estratégia para
o ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no 1º ano do ensino médio da referida escola.