RACIOCÍNIO LÓGICO-RECURSIVO: Uma proposta para resolução de problemas do Ensino Médio.
Sequências. Recorrências Lineares. Fórmula Fechada. Problemas Recursivos.
Problemas recursivos aparecem com frequência na matemática do Ensino Médio e, em geral, os alunos apresentam sérias dificuldades de compreensão e resolução. Esse desempenho tem se repetido ao longo de anos, inclusive, na ilha de São Luís conforme constado pela experiência do autor, relatos de outros professores da área e resultados de testes externos, tais como ENEM, Prova Brasil, vestibulares e outros. O objetivo deste trabalho é propor o uso do raciocínio lógico-recursivo como meio para modelar e resolver problemas recorrentes da Matemática Básica. A construção deste trabalho deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, onde é feito um estudo cuidadoso de vários livros e artigos que tratam de sequências e recorrências lineares, além de consultar alguns livros didáticos do ensino médio, a fim de analisar suas abordagens diante de problemas recursivos. Além de justificar a importância do tema para o ensino e aprendizagem e discorrer sobre recorrências lineares, tivemos o cuidado de selecionar problemas variados para aplicar o método proposto, mostrando que o mesmo está ao alcance do público alvo, evidenciando suas vantagens. Vale ressaltar que esta dissertação busca propor a estudantes e professores da disciplina a utilização do raciocínio lógico-recursivo por defender que este método incentiva a criatividade e a tomada de decisões em contra-posição à velha tradição de decorar fórmulas.