Notícias

Banca de DEFESA: WILLANICKSON JACKSEMULLER SANTOS LAGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLANICKSON JACKSEMULLER SANTOS LAGO
DATA: 21/02/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Reunião Prédio Pedagogia-CECEN
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇOES DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO AFIM: um experimento com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão/IFMA - Campus Avançado Rosário.


PALAVRAS-CHAVES:

Semiótica. Representações. Educação.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Representa-se aqui uma investigação, que tem como objetivo avaliar as contribuições dos registros de representação semiótica no processo de ensino e aprendizagem da função afim aos alunos do 1ª ano do Ensino Médio da Instituto Federal do Maranhão no Campus Avançado da Cidade de Rosário - Ma. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por se caracterizar pela utilização do ambiente natural como fonte direta de coleta de dados e ter o pesquisador como instrumento fundamental para esta coleta, além de utilizar a indução como na análise dos dados. Para realização dos estudos utilizou-se Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O problema que norteou o estudo foi se os registros de representação semiótica contribuiriam no ensino e aprendizagem da função afim para alunos do primeiro ano do Ensino Médio do IFMA Campus Avançado Rosário. Justifica-se a escolha do tema “função afim”, dentre outros tipos de função matemática estudados no 1º ano do Ensino Médio, por ser esta a primeira a ser trabalhada com os alunos, possibilitam dose observar mais claramente as dificuldades de ensino e aprendizagem deste assunto. Verificou-se na realização deste trabalho que, inicialmente, um número expressivo dos pesquisados não tinham domínio sobre os tratamentos e representações semióticas do objeto matemático estudado, não conseguindo transitar entre as várias formas de representação da função afim, o que levou às intervenções a didáticas na pesquisa para se alcançar os resultados esperados. A pesquisa foi desenvolvida, por meio de aplicação de atividades, junto a alunos de três turmas de ensino técnico integrado da qual o pesquisador foi o professor, num total de vinte alunos participantes efetivos. Foram realizadas duas baterias de atividades, em algumas delas com intervenção, perfazendo um total de quinze itens. Na execução, tomou-se o cuidado de se realizar avaliações diagnósticas e uma consequente intervenção para, a partir da análise destas estabelecer uma sequência didática. Ao fim da pesquisa conclui-se sobre as contribuições dos Registros de Representações Semióticas no ensino e compreensão da função afim


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Interno - 70177 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Externo à Instituição - MARIA RAIMUNDA CHAGAS SILVA - Uniceuma
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 18:29
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1