AS CONTRIBUIÇOES DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZGEM DA FUNÇÃO AFIM: um experimento com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão/IFMA - Campus Avançado Rosário
Semiótica. Representações. Educação.
Representa-se aqui uma investigação, que tem como objetivo avaliar as contribuições dos registros de representação semiótica no processo de ensino e aprendizagem da função afim aos alunos do 1ª ano do Ensino Médio da Instituto Federal do Maranhão no Campus Avançado da Cidade de Rosário - Ma. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por se caracterizar pela utilização do ambiente natural como fonte direta de coleta de dados e ter o pesquisador como instrumento fundamental para esta coleta, além de utilizar a indução como na análise dos dados. Para realização dos estudos utilizou-se Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O problema que norteou o estudo foi se os registros de representação semiótica contribuiriam no ensino e aprendizagem da função afim para alunos do primeiro ano do Ensino Médio do IFMA Campus Avançado Rosário. Justifica-se a escolha do tema “função afim”, dentre outros tipos de função matemática estudados no 1º ano do Ensino Médio, por ser esta a primeira a ser trabalhada com os alunos, possibilitam dose observar mais claramente as dificuldades de ensino e aprendizagem deste assunto. Verificou-se na realização deste trabalho que, inicialmente, um número expressivo dos pesquisados não tinham domínio sobre os tratamentos e representações semióticas do objeto matemático estudado, não conseguindo transitar entre as várias formas de representação da função afim, o que levou às intervenções a didáticas na pesquisa para se alcançar os resultados esperados. A pesquisa foi desenvolvida, por meio de aplicação de atividades, junto a alunos de três turmas de ensino técnico integrado da qual o pesquisador foi o professor, num total de vinte alunos participantes efetivos. Foram realizadas duas baterias de atividades, em algumas delas com intervenção, perfazendo um total de quinze itens. Na execução, tomou-se o cuidado de se realizar avaliações diagnósticas e uma consequente intervenção para, a partir da análise destas estabelecer uma sequência didática. Ao fim da pesquisa conclui-se sobre as contribuições dos Registros de Representações Semióticas no ensino e compreensão da função afim