A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO MATEMATICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA
Matemática.Pedagogo. Series iniciais do ensino fundamental
Esta investigação teve como objetivo discutir o contexto da formação dos pedagogos para o ensino da matemática nas series do ensino fundamental, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos, considerando as demandas contemporâneas, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador do conhecimento matemático. O estudo teve umaabordagem de natureza qualitativa, com embasamento metodológico da engenharia didática. No quadro teórico analisou-se documentos oficiais, resultados de avaliações em larga escala voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental e autores que discorrem sobre a formação matemática do pedagogo no ensino dos anos iniciais. O estudo foi norteado pelas questões de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de pedagogia sobre sua formação, para o exercício da docência da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais seriam os conhecimentos matemáticos necessários a formação do pedagogo, para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Os Fundamentos Teóricos- Metodológico da Matemática abordados no curso de pedagogia contribuem para uma formação do pedagogo com conhecimentos sólidos voltados para a futura pratica docente? A pesquisa mostrou que: Menos de 30% dos discentes têm plena convicção de estarem aptos a lecionar a disciplina nas séries iniciais; Os discentes de pedagogia não tinham dificuldades de realizarem soma de números naturais de até três algarismos, mas apresentaram certa dificuldade com divisão por números de até dois d´dígitos, e uma dificuldade mais acentuada quando envolvia mais de duas operações no mesmo problema; E que e generalizada nas instituições de ensino superior, responsáveis pelaa formação do profissional de pedagogia, a disponibilização de um currículo com pouca ênfase no ensino da Matemática.