Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DARCIO PEREIRA DAMACENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARCIO PEREIRA DAMACENO
DATA: 02/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Predio Pedagogia-CECEN
TÍTULO:

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO MATEMATICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: um  estudo com discentes de pedagogia em uma instituiçao privada de Paço do Lumiar - MA


PALAVRAS-CHAVES:

Matematica. Pedagogo. Series iniciais do ensino fundamental


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Estainvestigac¸a˜otevecomoobjetivodiscutirocontextodaformac¸a˜odospedagogosparao ensinodamatema´ticanasseriesdoensinofundamental,bemcomopensarasmetodologias educacionaiseosespa¸cospedag´ogicos,considerandoasdemandascontemporˆaneas,um percursoquequestionaossignificadosconstru´ıdospeloprofessorpedagogo,enquanto mediador  do  conhecimento  matem´atico.  O  estudo  teve  uma  abordagem  de  natureza qualitativa,comembasamentometodol´ogicodaengenhariadid´atica.Noquadrote´orico analisou-sedocumentosoficiais,resultadosdeavaliac¸o˜esemlargaescalavoltadasparaos anosiniciaisdoensinofundamentaleautoresquediscorremsobreaformac¸a˜omatema´ticado pedagogonoensino dosanosiniciais. Oestudofoinorteado pelas questo˜esde pesquisa: Qual apercepc¸a˜odosestudantesdepedagogiasobresuaformac¸a˜o,paraoexerc´ıciodadocˆencia daMatem´aticanosanosiniciaisdoensinofundamental?Quaisseriamosconhecimentos matema´ticos necessa´riosa`formac¸a˜o do pedagogo, para ensinar Matema´tica nos anos iniciais doensinofundamental?OsFundamentosTeo´rico-Metodolo´gicodaMatema´ticaabordados nocursodepedagogiacontribuemparaumaforma¸c˜aodopedagogocomconhecimentos so´lidosvoltadosparaafuturapra´ticadocente?Apesquisamostrouque:Menosde30%dos discentestˆemplenaconvicc¸a˜odeestaremaptosalecionaradisciplinanass´eriesiniciais;Os discentesdepedagogian˜aotinhamdificuldadesderealizaremsomadenu´merosnaturais deat´etrˆesalgarismos,masapresentaramcertadificuldadecomdivisa˜opornu´merosdeat´e doisd´ıgitos,eumadificuldademaisacentuadaquandoenvolviamaisdeduasopera¸c˜oes nomesmoproblema;Eque´egeneralizadanasinstituic¸o˜esdeensinosuperior,responsa´veis pela  a  forma¸c˜ao  do  profissional  de  pedagogia,  a  disponibiliza¸c˜ao  de  um  curr´ıculo  com poucaˆenfasenoensinodaMatem´atica.

Estainvestigac¸a˜otevecomoobjetivodiscutirocontextodaformac¸a˜odospedagogosparao ensinodamatema´ticanasseriesdoensinofundamental,bemcomopensarasmetodologias educacionaiseosespa¸cospedag´ogicos,considerandoasdemandascontemporˆaneas,um percursoquequestionaossignificadosconstru´ıdospeloprofessorpedagogo,enquanto mediador  do  conhecimento  matem´atico.  O  estudo  teve  uma  abordagem  de  natureza qualitativa,comembasamentometodol´ogicodaengenhariadid´atica.Noquadrote´orico analisou-sedocumentosoficiais,resultadosdeavaliac¸o˜esemlargaescalavoltadasparaos anosiniciaisdoensinofundamentaleautoresquediscorremsobreaformac¸a˜omatema´ticado pedagogonoensino dosanosiniciais. Oestudofoinorteado pelas questo˜esde pesquisa: Qual apercepc¸a˜odosestudantesdepedagogiasobresuaformac¸a˜o,paraoexerc´ıciodadocˆencia daMatem´aticanosanosiniciaisdoensinofundamental?Quaisseriamosconhecimentos matema´ticos necessa´riosa`formac¸a˜o do pedagogo, para ensinar Matema´tica nos anos iniciais doensinofundamental?OsFundamentosTeo´rico-Metodolo´gicodaMatema´ticaabordados nocursodepedagogiacontribuemparaumaforma¸c˜aodopedagogocomconhecimentos so´lidosvoltadosparaafuturapra´ticadocente?Apesquisamostrouque:Menosde30%dos discentestˆemplenaconvicc¸a˜odeestaremaptosalecionaradisciplinanass´eriesiniciais;Os discentesdepedagogian˜aotinhamdificuldadesderealizaremsomadenu´merosnaturais deat´etrˆesalgarismos,masapresentaramcertadificuldadecomdivisa˜opornu´merosdeat´e doisd´ıgitos,eumadificuldademaisacentuadaquandoenvolviamaisdeduasopera¸c˜oes nomesmoproblema;Eque´egeneralizadanasinstituic¸o˜esdeensinosuperior,responsa´veis pela  a  forma¸c˜ao  do  profissional  de  pedagogia,  a  disponibiliza¸c˜ao  de  um  curr´ıculo  com poucaˆenfasenoensinodaMatem´atica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO
Presidente - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 23/01/2018 18:25
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1