A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO MATEMATICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituiçao privada de Paço do Lumiar - MA
Matematica. Pedagogo. Series iniciais do ensino fundamental
Estainvestigac¸a˜otevecomoobjetivodiscutirocontextodaformac¸a˜odospedagogosparao ensinodamatema´ticanasseriesdoensinofundamental,bemcomopensarasmetodologias educacionaiseosespa¸cospedag´ogicos,considerandoasdemandascontemporˆaneas,um percursoquequestionaossignificadosconstru´ıdospeloprofessorpedagogo,enquanto mediador do conhecimento matem´atico. O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa,comembasamentometodol´ogicodaengenhariadid´atica.Noquadrote´orico analisou-sedocumentosoficiais,resultadosdeavaliac¸o˜esemlargaescalavoltadasparaos anosiniciaisdoensinofundamentaleautoresquediscorremsobreaformac¸a˜omatema´ticado pedagogonoensino dosanosiniciais. Oestudofoinorteado pelas questo˜esde pesquisa: Qual apercepc¸a˜odosestudantesdepedagogiasobresuaformac¸a˜o,paraoexerc´ıciodadocˆencia daMatem´aticanosanosiniciaisdoensinofundamental?Quaisseriamosconhecimentos matema´ticos necessa´riosa`formac¸a˜o do pedagogo, para ensinar Matema´tica nos anos iniciais doensinofundamental?OsFundamentosTeo´rico-Metodolo´gicodaMatema´ticaabordados nocursodepedagogiacontribuemparaumaforma¸c˜aodopedagogocomconhecimentos so´lidosvoltadosparaafuturapra´ticadocente?Apesquisamostrouque:Menosde30%dos discentestˆemplenaconvicc¸a˜odeestaremaptosalecionaradisciplinanass´eriesiniciais;Os discentesdepedagogian˜aotinhamdificuldadesderealizaremsomadenu´merosnaturais deat´etrˆesalgarismos,masapresentaramcertadificuldadecomdivisa˜opornu´merosdeat´e doisd´ıgitos,eumadificuldademaisacentuadaquandoenvolviamaisdeduasopera¸c˜oes nomesmoproblema;Eque´egeneralizadanasinstituic¸o˜esdeensinosuperior,responsa´veis pela a forma¸c˜ao do profissional de pedagogia, a disponibiliza¸c˜ao de um curr´ıculo com poucaˆenfasenoensinodaMatem´atica.
Estainvestigac¸a˜otevecomoobjetivodiscutirocontextodaformac¸a˜odospedagogosparao ensinodamatema´ticanasseriesdoensinofundamental,bemcomopensarasmetodologias educacionaiseosespa¸cospedag´ogicos,considerandoasdemandascontemporˆaneas,um percursoquequestionaossignificadosconstru´ıdospeloprofessorpedagogo,enquanto mediador do conhecimento matem´atico. O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa,comembasamentometodol´ogicodaengenhariadid´atica.Noquadrote´orico analisou-sedocumentosoficiais,resultadosdeavaliac¸o˜esemlargaescalavoltadasparaos anosiniciaisdoensinofundamentaleautoresquediscorremsobreaformac¸a˜omatema´ticado pedagogonoensino dosanosiniciais. Oestudofoinorteado pelas questo˜esde pesquisa: Qual apercepc¸a˜odosestudantesdepedagogiasobresuaformac¸a˜o,paraoexerc´ıciodadocˆencia daMatem´aticanosanosiniciaisdoensinofundamental?Quaisseriamosconhecimentos matema´ticos necessa´riosa`formac¸a˜o do pedagogo, para ensinar Matema´tica nos anos iniciais doensinofundamental?OsFundamentosTeo´rico-Metodolo´gicodaMatema´ticaabordados nocursodepedagogiacontribuemparaumaforma¸c˜aodopedagogocomconhecimentos so´lidosvoltadosparaafuturapra´ticadocente?Apesquisamostrouque:Menosde30%dos discentestˆemplenaconvicc¸a˜odeestaremaptosalecionaradisciplinanass´eriesiniciais;Os discentesdepedagogian˜aotinhamdificuldadesderealizaremsomadenu´merosnaturais deat´etrˆesalgarismos,masapresentaramcertadificuldadecomdivisa˜opornu´merosdeat´e doisd´ıgitos,eumadificuldademaisacentuadaquandoenvolviamaisdeduasopera¸c˜oes nomesmoproblema;Eque´egeneralizadanasinstituic¸o˜esdeensinosuperior,responsa´veis pela a forma¸c˜ao do profissional de pedagogia, a disponibiliza¸c˜ao de um curr´ıculo com poucaˆenfasenoensinodaMatem´atica.