TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM O AUXILIO DO GEOGEBRA.
Geometria Plana. Representação Semiótica. Tecnologias pedagógicas. Geogebra
Esta dissertação investiga o ensino de Geometria à luz dos Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval. utilizando o Geogebra como ferramenta
pedagógica com alunos do ensino médio de uma escola particular em Bacabal, Maranhão. A
pesquisa adota uma abordagem mista, por combinar métodos qualitativos e quantitativos.
Aplicou-se atividades de ensino a dois grupo de alunos, grupo A, com atividades mediadas
por tecnologias, usando-se o Geogebra e, o grupo B, que seguiu o método tradicional. Os
resultados demonstram que o uso de tecnologias digitais promoveu motivação e maior
engajamento dos alunos na atividades em relação aos conceitos geométricos. O uso do
Geogebra revelou um aumento significativo no entusiasmos e na autonomia dos alunos que
utilizaram este aplicativo, sugerindo que a integração de múltiplos registros de representação
facilita uma melhor apreensão no estudo dos objetos matemáticos. A pesquisa também
destaca a necessidade de formação contínua para professores no uso eficaz dessas tecnologias,
assim como as instuições formadoras de professores precisam focar mais e de forma mais
eficiente o uso das tecnologias como ferramentas pedagógicas.