MÉTODO PO-SHEN LOH: UMA NOVA PERSPECITVA PARA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS
Equação quadrática. Fórmula resolutiva. Método Babilônico. Método de Po-Shen Loh
Este trabalho de pesquisa aborda o método babilônico, tendo sido redescoberto, sendo denominado método de Poh-Shen Lo para resolver equações de quadráticas. O objetivo deste trabalho é mostrar a praticidade do método redescoberto pelo professor Poh-Shen Lo, a fim de estabelecer se há vantagens no uso didático. Destacando-se por ser uma abordagem simples e intuitiva, o método babilônico, que foi generalizado pelo professor Po-Shen Loh, proposto como uma abordagem pedagógica. Em geral, o estudo de equações quadráticas é baseado numa quantidade excessiva de fórmulas, todo conteúdo é abordado sem justificativas. Buscou-se destacar a importância da história nas aulas de matemática, relembrando algumas civilizações e matemáticos que contribuíram para a descoberta de fórmulas e métodos de solução prática. A metodologia adotada na pesquisa é predominantemente qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica, este trabalho dedicou-se ao desenvolvimento de um estudo de caso em sala de aula do segundo ano do ensino médio de uma escola da região metropolitana de São Luís - Maranhão, de modo que foram desenvolvidos planos de aula, testes práticos matemáticos e questionários com objetivos de medir não só a diferença na eficácia de ensino dos métodos analisados, mas o nível de satisfação dos alunos ao fazê-los. Além da coleta de dados junto aos alunos/mestrandos das turmas ativas do PROFMAT-UEMA. Por fim, como resultados, verificou-se poucos resultados da turma quando ensinados através do método de Poh-Shen Lo em relação ao de Bhaskara. Percebendo-se uma considerável baixa autoestima dos alunos em relação ao seu conhecimento matemático e um baixo aproveitamento generalizado. Desta maneira, essa abordagem é importante considerando a atual situação do ensino da Matemática que necessita de outros recursos pedagógicos, além de novas orientações didáticas que possam ser utilizados em sala de aula de modo a torná-las mais atrativas e estimulantes para os alunos.