Notícias

Banca de DEFESA: VALTERLLI COSTA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALTERLLI COSTA ROCHA
DATA: 23/08/2024
HORA: 11:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial na sala do multiuso - PROFMAT - Prédio Matemática
TÍTULO:

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de matemática, Geometria plana, Leitura e escrita, Histórias em quadrinhos.

 


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Apresentamos uma proposta metodológica que possa estimular a leitura e a escrita de textos multissemióticos envolvendo a matemática, utilizando-se do uso de ferramentas digitais e do livre exercício do senso crítico, da imaginação, da criatividade, da capacidade de sistematizar e verbalizar situações. Objetivamos averiguar como estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio aprendem tópicos de Geometria Plana a partir da leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (HQs). A coleta de dados assumiu uma característica qualitativa (CRESWELL, 2007) e, como a pesquisa propõe uma avaliação da própria prática do professor-pesquisador, possui cunho de pesquisa-ação (PEREIRA, 1998). Para fundamentar a nossa pesquisa, buscamos referências em trabalhos acadêmicos anteriores que trataram desta temática, dando ênfase, por questões de afinidade com o programa de mestrado em que estamos participando, às dissertações produzidas no PROFMAT. Na pesquisa propomos estruturar uma sequência de saberes que envolvem a produção de HQs para que outros professores possam se beneficiar da utilização desta ferramenta e usufruir dos benefícios que ela pode proporcionar à aprendizagem dos alunos. Os saberes necessários à produção de HQs se desenvolveram desde a pesquisa e citação de exemplos de tirinhas envolvendo a matemática já publicadas, passando pelo apontamento dos elementos essenciais que compõem uma HQ, dicas de sites e plataformas gratuitos utilizados para a criação dos quadrinhos além da produção e análise várias historinhas, algumas com autoria do próprio pesquisador, outras produzidas pelos alunos envolvidos na pesquisa. Foram abordados nas produções, conteúdos da Geometria Plana, tais como: a nomenclatura dos polígonos, polígonos inscritos e circunscritos, a relação entre a diagonal e a área do quadrado, o Teorema de Pitágoras, círculo, circunferência e altura do triângulo equilátero. Como resultado, verificamos que a metodologia se mostrou muito eficaz para a aprendizagem da Geometria Plana e demais conteúdos que pretendemos ensinar, pois é algo que desperta a atenção dos alunos pelo caráter inovador que assume, intensificando o interesse e o engajamento e proporcionando a formação de atitudes positivas em atividades de leitura e escrita de histórias em quadrinhos — estruturas literárias que, por meio da associação de elementos textuais e pictóricos, podem ser utilizadas para tratar dos mais variados temas pela forma peculiar como são produzidas, garantindo dinamismo, diversão e vivacidade aos textos, facilitando a aceitação da matemática pelos leitores, proporcionando a alfabetização digital durante as produções e consolidando a construção significativa do conhecimento por meio do desenvolvimento de habilidades matemáticas e da capacidade de interação social.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFPA
Interno - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS
Presidente(a) - 296257 - WALERIA DE JESUS BARBOSA SOARES
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 13:34
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1