DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS: o ensino de divisão por meio da matemática chinesa. |
Metodologia Diferenciada, Educação Matemática Pós Pandemia, Operações Matemáticas.
As operações básicas de matemática estão presentes na vida das pessoas desde os primórdios da civilização, e vão sendo passadas de geração em geração, em que, uma procura ensinar da melhor forma ou como aprendeu os cálculos matemáticos, seja usando bolinhas, memorizando a tabuada, ou até mesmo um método não convencional, não usual. Passados dois anos de pandemia COVID-19, ainda há marcas no aprendizado dos alunos e conteúdos importantes, como as operações fundamentais acabaram por não ser ensinados, aprendidos ou absorvidos como realmente deveriam ser. As aulas que eram de forma presencial, deram lugar às aulas remotas ou apenas atividades em alguma plataforma. As dificuldades em ensinar como realizar uma multiplicação ou divisão ficaram mais desafiadoras aos professores na forma remota, comprometendo, assim, a aprendizagem dos alunos nessas operações, que são de extrema importância para os estudos posteriores. A partir desta problemática, este trabalho teve como objetivo ensinar os alunos a realizarem a multiplicação e a divisão por um método não convencional, o Método Chinês, com foco nos alunos do 8° Ano de uma escola da rede Municipal de Ensino do município de Paço do Lumiar – MA, onde esses alunos puderam aprender um conteúdo que, até então, não haviam aprendido. Constatou-se que puderam compreender o método, bem como sua aplicabilidade, facilitando a realização das operações. Os resultados analisados confirmam que o método estudado é válido como metodologia, para ensinar operações matemáticas.