ANALISE DO CONHECIMENTO SOBRE PROPORCIONALIDADE ́ COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MEDIO
Proporcionalidade, Raciocínio Matemático, Ensino de Matemática, Funções do Primeiro Grau, Ensino Médio, Sequência Didática.
Esta dissertação, intitulada ”Analise do Conhecimento sobre Proporcionalidade com Alunos Ingressantes no Ensino Médio”, investiga o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos fundamentais de proporcionalidade ao iniciarem o Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se na relevância da proporcionalidade para o desenvolvimento do raciocínio matemático e suas implicações no aprendizado de funções do primeiro grau. Utilizando uma abordagem metodológica mista, com técnicas quantitativas e qualitativas, o estudo foi conduzido com 120 alunos do primeiro ano de uma escola publica estadual. Foram aplicados questionários e testes de sondagem para avaliar o conhecimento dos alunos sobre razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, e regra
de três simples. Os resultados apontam lacunas significativas na compreensão desses conceitos, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas especıficas para suprir essas deficiências. Propõe-se, assim, o desenvolvimento de uma sequencia didática dinâmica e envolvente, fundamentada em atividades investigativas e no uso de tecnologias digitais, com o objetivo de aprimorar a compreensão dos alunos sobre proporcionalidade e suas aplicações.