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Banca de DEFESA: AMUJACY DA CONCEIÇÃO PEREIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMUJACY DA CONCEIÇÃO PEREIRA COSTA
DATA: 31/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: diálogos, desafios e possibilidades

 


PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade. Formação docente. Educação Matemática. Educação Matemática Inclusiva.

 


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

A inclusão vem sendo um assunto de grande debate e relevância a nível mundial
despertando diferentes opiniões e sentimentos. Assim, a pesquisa aborda a intersecção
entre a educação matemática e a inclusão, fornecendo insights, recursos e estratégias
necessárias para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação
matemática de qualidade e inclusiva. Através de uma abordagem qualitativa a pesquisa
traz o tema: O ensino de matemática sob a ótica da educação inclusiva investigando os
principais desafios encontrados pelos professores e apontando possibilidades de
práticas pedagógicas. Para tanto buscou responder à seguinte pergunta: Como o ensino
de matemática pode contribuir para a educação inclusiva no sentido de possibilitar
diálogos que desafiam e favorecem a aprendizagem? Intencionando responder à
questão, destacamos como objetivo geral investigar possibilidades e desafios do ensino
de matemática por um viés inclusivo nas séries finais do Ensino Fundamental no
município de Brejo-MA. A pesquisa se propôs a identificar bases teóricas das políticas
de inclusão em nível nacional, estadual e/ou municipal, além ainda de construir
reflexões sobre as dificuldades encontradas pelos professores de matemática no
contexto da inclusão, sobre a formação de professores de matemática para atender a
diversidade, mas também propõe pensar caminhos para promover um ensino de
matemática acessível através das tendências em educação matemática. O fundamento
da pesquisa está estabelecido na convicção de que o ensino de Matemática pode e deve
ser acessível a todos os alunos. Espera-se como resultado o reconhecimento de que
embora hajam desafios significativos a serem enfrentados, existem razões para sermos
otimistas em relação a um ensino de matemática inclusivo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - LEDA FERREIRA CABRAL - IFMA
Interno - 6622 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 08:36
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