GAMIFICAÇÃO E JOGOS SÉRIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Matemática; Gamificação; Jogos Sérios; Números Naturais.
Na educação básica é possível observar com frequência muitos estudantes desmotivados em
sala de aula, principalmente nas aulas de componentes curriculares como a Matemática.
Frente a isso, os professores são desafiados diariamente a utilizar metodologias que estimulem
a aprendizagem dos alunos. Além disso, sabe-se que as operações matemáticas básicas são
essenciais para os estudos futuros do estudante e também para sua vida cotidiana. Nesse
sentido, este estudo tem como objetivo pesquisar a gamificação e os jogos sérios para o
ensino das operações com números naturais, incluindo a potenciação. O estudo se caracteriza
por ser uma pesquisa de campo e possui abordagens quantitativa e qualitativa, sendo
utilizados questionários e observações como instrumentos de coleta de dados. Foi elaborada
uma sequência didática, dividida em sete etapas, que propõe o uso da gamificação e de dois
jogos (“UNO ASMDP” e “CORRIDA ASMDP”) para o ensino das operações com números
naturais. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental
de uma escola municipal de São Luís – MA. Na conclusiva, observou-se que a aplicação da
gamificação e dos jogos sérios contribuíram para um aumento expressivo no desempenho dos
alunos nas operações com números naturais. Além disso, constatou-se também um maior
engajamento por parte dos estudantes nas aulas. Por fim, acredita-se que este estudo
contribuiu para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação com números naturais, por apresentar estratégias diferenciadas e por gerar
melhores resultados na motivação e na aprendizagem dos discentes.