ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: uma
experiência com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental sobre o SAEB
Ensino da matemática; Recursos tecnológicos; SAEB.
Ao discutir o ensino, aprendizagem e avaliação da matemática, os educadores e
profissionais da educação estão colocando um foco importante na qualidade da
educação oferecida aos alunos. Isso sugere um compromisso em garantir que os
alunos adquiram um conhecimento sólido e significativo em matemática. Os
educadores podem implementar estratégias como ensino diferenciado,
contextualização dos conceitos matemáticos, uso de recursos educacionais
diversificados, práticas de ensino colaborativo e fornecimento de apoio emocional
e motivacional aos alunos. Essas abordagens podem ajudar a promover uma
aprendizagem mais significativa e a superar as barreiras enfrentadas pelos alunos
na matemática, com ênfase também nas avaliações externas. Nesse contexto a
presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como situações
problema que envolvem tecnologias digitais podem contribuir para a
aprendizagem de estudantes em avaliações de matemática do SAEB? O objetivo
geral foi investigar a aprendizagem matemática obtida ao utilizar atividades que
relacionam situações problema e tecnologias digitais para resolver itens de
matemática do SAEB no ensino fundamental. O presente trabalho desenvolveu
sequências didáticas para o ensino de matemática com foco nas dificuldades dos
estudantes do 9o ano do ensino fundamental, a partir dos resultados do SAEB
com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. Os instrumentos
de coleta de dados foram os documentos da escola que norteiam a avaliação de
aprendizagem; e o nosso diário de observações das atividades que vão ser
realizadas. Com isso, conclui-se que há dualidades no ensino da matemática
entre os métodos tradicionais e inovadores, o que percebemos é que com base
no estudo os alunos se sentiram mais motivados com os recursos tecnológicos e
que sempre há uma necessidade de ter reflexões das práxis pedagógicas do
professor e que isso pode levar a um melhor desempenho nas avaliações
externas, além de seguir de exemplo para outras escolas.