Notícias

Banca de DEFESA: MARCIA REGINA SOUSA DE OLANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA REGINA SOUSA DE OLANDA
DATA: 02/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Prédio Novo da Matemática
TÍTULO:

FUNÇÃO QUADRÁTICA: aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de ensino de Matemática

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Tendências da Educação Matemática, Função quadrática, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o estudo de alguns tópicos de função
quadrática durante aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de Ensino
de Matemática. Busca responder ao questionamento: quais as contribuições de uma sequência
didática, conforme a Teoria das Situação Didáticas de Brousseau, para a aprendizagem de
alunos sobre o conteúdo de funções quadráticas? Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa,
de cunho exploratório, desenvolvida em uma turma do 1o ano de ensino técnico do curso de
Administração, do Instituto Pleno Rio Anil, em São Luís. Toma como aportes teóricos a
Engenharia Didática de Artigue e a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Segue o
caminho metodológico: 1) analisar o desenvolvimento do estudo das funções, em particular, da
função quadrática através dos aspectos histórico-epistemológico e dos livros didáticos no
Brasil; 2) identificar possíveis entraves e tendências para o ensino de Matemática na educação
básica do Brasil no século XXI; 3) registrar o comportamento dos alunos com a aplicação das
situações didáticas durante a busca pelas soluções; e, 4) reconhecer as principais contribuições
(e obstáculos) vivenciados pelos alunos durante o desenvolvimento das situações didáticas.
Constata-se que o estudo da função quadrática através das situações didáticas articuladas pela
Teoria das Situações Didáticas de Brousseau contribui para uma aprendizagem interativa,
eficiente e significativa dos alunos, que ao serem desafiados, pensaram criticamente e aplicaram
conceitos matemáticos em situações práticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KAYLA ROCHA BRAGA - UFMA
Interno - 7204 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Presidente(a) - 296257 - WALERIA DE JESUS BARBOSA SOARES
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 14:42
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1