FUNÇÃO QUADRÁTICA: aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de ensino de Matemática
Ensino de Matemática, Tendências da Educação Matemática, Função quadrática, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática.
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o estudo de alguns tópicos de função
quadrática durante aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de Ensino
de Matemática. Busca responder ao questionamento: quais as contribuições de uma sequência
didática, conforme a Teoria das Situação Didáticas de Brousseau, para a aprendizagem de
alunos sobre o conteúdo de funções quadráticas? Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa,
de cunho exploratório, desenvolvida em uma turma do 1o ano de ensino técnico do curso de
Administração, do Instituto Pleno Rio Anil, em São Luís. Toma como aportes teóricos a
Engenharia Didática de Artigue e a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Segue o
caminho metodológico: 1) analisar o desenvolvimento do estudo das funções, em particular, da
função quadrática através dos aspectos histórico-epistemológico e dos livros didáticos no
Brasil; 2) identificar possíveis entraves e tendências para o ensino de Matemática na educação
básica do Brasil no século XXI; 3) registrar o comportamento dos alunos com a aplicação das
situações didáticas durante a busca pelas soluções; e, 4) reconhecer as principais contribuições
(e obstáculos) vivenciados pelos alunos durante o desenvolvimento das situações didáticas.
Constata-se que o estudo da função quadrática através das situações didáticas articuladas pela
Teoria das Situações Didáticas de Brousseau contribui para uma aprendizagem interativa,
eficiente e significativa dos alunos, que ao serem desafiados, pensaram criticamente e aplicaram
conceitos matemáticos em situações práticas.