Notícias

Banca de DEFESA: FERNANDO SILVA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO SILVA DE ARAÚJO
DATA: 24/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Prédio Novo da Matemática
TÍTULO:

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o uso do Geogebra como ferramenta

pedagógica no ensino de Geometria Espacial no ensino médio.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias; Geometria Espacial; Geogebra


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Geometria espacial com utilização do
software Geogebra. A geometria espacial é uma área da Matemática com vasta gama de
aplicações e seu ensino é um desafio diante das dificuldades em se representar sólidos
geométricos em meios planos, como quadro branco e livros. Dessa forma, o uso de Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC) demonstram grande potencial em facilitar o
ensino de Geometria espacial e promover uma aprendizagem crítica e significativa,
aproveitando a crescente evolução dessas ferramentas, que tem impulsionado a sua inserção no
cenário educacional. Nesse contexto, o Geogebra surge como uma poderosa ferramenta, por ter
uma variedade de recursos que podem ser aplicados nas mais diversas áreas da Matemática.
Objetivando avaliar o uso do Geogebra como ferramenta pedagógica no ensino de Geometria
espacial, esta investigação tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada foi a pesquisa de
campo, apoiada por uma pesquisa bibliográfica. Para coleta dos dados foi realizada uma
intervenção pedagógica composta de diagnóstico para verificação de conhecimentos prévios
dos alunos, oficina pedagógica e questionários. Observou-se uma alta taxa de aceitação do
Geogebra entre os alunos, que o consideraram fácil de usar e que auxiliou na visualização e
compreensão dos elementos e medidas de uma figura espacial. O Geogebra também ajudou os
alunos na compreensão de uma situação-problema proposta. A partir dos resultados obtidos,
concluiu-se que o Geogebra é uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem de
Geometria espacial, promovendo um ensino dinâmico, interativo e colaborativo e contribuindo
para o desenvolvimento do pensamento crítico, da motivação e do interesse do aluno.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7204 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Interno - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS
Externo à Instituição - VALESKA MARTINS DE SOUZA - UFMA
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 16:16
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1