TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o uso do Geogebra como ferramenta
pedagógica no ensino de Geometria Espacial no ensino médio.
Tecnologias; Geometria Espacial; Geogebra
O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Geometria espacial com utilização do
software Geogebra. A geometria espacial é uma área da Matemática com vasta gama de
aplicações e seu ensino é um desafio diante das dificuldades em se representar sólidos
geométricos em meios planos, como quadro branco e livros. Dessa forma, o uso de Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC) demonstram grande potencial em facilitar o
ensino de Geometria espacial e promover uma aprendizagem crítica e significativa,
aproveitando a crescente evolução dessas ferramentas, que tem impulsionado a sua inserção no
cenário educacional. Nesse contexto, o Geogebra surge como uma poderosa ferramenta, por ter
uma variedade de recursos que podem ser aplicados nas mais diversas áreas da Matemática.
Objetivando avaliar o uso do Geogebra como ferramenta pedagógica no ensino de Geometria
espacial, esta investigação tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada foi a pesquisa de
campo, apoiada por uma pesquisa bibliográfica. Para coleta dos dados foi realizada uma
intervenção pedagógica composta de diagnóstico para verificação de conhecimentos prévios
dos alunos, oficina pedagógica e questionários. Observou-se uma alta taxa de aceitação do
Geogebra entre os alunos, que o consideraram fácil de usar e que auxiliou na visualização e
compreensão dos elementos e medidas de uma figura espacial. O Geogebra também ajudou os
alunos na compreensão de uma situação-problema proposta. A partir dos resultados obtidos,
concluiu-se que o Geogebra é uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem de
Geometria espacial, promovendo um ensino dinâmico, interativo e colaborativo e contribuindo
para o desenvolvimento do pensamento crítico, da motivação e do interesse do aluno.