AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO GEOMÉTRICO NA APRENDIZAGEM DE
GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta utilizando o Geogebra como
ferramenta Pedagógica
Desenho geométrico; Construção geométrica; Geogebra.
As práticas de Construções Geométricas complementam artefatos que fundamentam e
consolidam o conhecimento geométrico. Entretanto, há sinais de desprestígio na trajetória da
disciplina nos currículos nacionais e esse desprestígio tem acarretado a defasagem no
desempenho dos alunos da Educação Básica em relação à Geometria. Atualmente, com os
avanços tecnológicos, o uso dos softwares nas práticas pedagógicas estão cada vez mais
presentes, e o desenvolvimento dos softwares de geometria dinâmica, torna-se relevante sua
aplicação em aulas de geometria. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de
analisar as contribuições do Desenho Geométrico na aprendizagem de Geometria Plana no
Ensino Médio. Desse modo, propôs-se uma sequência didática para o estudo das construções
geométricas na qual se utilizou do software Geogebra como ferramenta pedagógica, aplicando
atividades e questionários com os quais promoveram-se reflexões e apontaram-se contribuições
para a disciplina de Geometria Plana. Observou-se nos resultados que essas práticas de
construções, de fato, potencializam o estudo de Geometria, contribuindo efetivamente para o
desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, tornando-o capazes de deduzir, conjecturar e
justificar resultados com argumentos válidos, e compreender as figuras planas como objetos
abstratos.