O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CTS: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES (CODÓ-MA).
Matemática. Abordagem CTS na educação. Ensino-Aprendizagem
Quando observamos os documentos oficiais que norteiam a educação nacional, no que diz respeito aos conteúdos, percebemos que há um consenso no objetivo: formar cidadãos. O ensino de Matemática com abordagem CTS visa, sobretudo, o fomento da criticidade do aluno perante os prós e contras do desenvolvimento referente à tecnociência, verificando assim, seus benefícios e custos. Partindo desse ponto, o presente estudo de caráter quanti-qualitativo, objetivou-se discutir a origem e a utilização da abordagem CTS no ensino de Matemática bem como identificar as concepções e práticas dos professores sobre essa abordagem em suas práxis, especificamente, apresentando o olhar dos professores de Matemática no que concerne essa abordagem de ensino e ainda descrevendo suas práticas. Focalizando a aprendizagem baseada em contextos sociais, uma vez que a contextualização dos conteúdos, voltado para além dos métodos, fornece novos significados no contexto ensino de Matemática, pelo sentido transformador da realidade, para tanto como aporte da pesquisa apresentamos como referencial teórico Bazzo, Auller e Santos, autores de renome quando se trata em tecnociência. Ressalta-se como problemática central desta pesquisa a seguinte questão: Como os professores de Matemática veem o ensino de Matemática com abordagem/enfoque CTS/CTSA? Os professores partícipes da pesquisa são professores de Matemática da educação básica (Ensino fundamental/anos finais e Ensino Médio) da cidade de Codó-MA. Durante todo o processo de coleta dos dados, o professor partícipe foi estimulado a refletir e compartilhar suas experiências de ensino com o intuito de colocar o professor no centro da discursão. Assim, para o tratamento dos dados foi utilizado análise dos questionários semiestruturados dos participantes previamente elaborados. Em caráter conclusivo, as respostas permitiram investigar a concepção dos professores, onde ficou evidente que grande parte dos professores de Matemática partícipes, até mesmo pela falta de formação continuada no seguimento, desconhecem a abordagem CTS/CTSA bem como suas potencialidades no ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos.