A UTILIZAÇÃO DAS CONEXÕES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO: uma estratégia de ensino para alunos do 9º ano do ensino fundamental
conexões matemáticas; estratégias de ensino; inter-relação.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação de uma estratégia de
ensino cujo foco principal são as conexões existentes entre conteúdos matemáticos
que são abordados nas séries do nível fundamental maior e do ensino médio. Na
estratégia proposta utiliza-se a inter-relação existente entre alguns conteúdos que
figuram nos dois níveis de ensino, a fim de ensinar e revisar conteúdos de nível
fundamental, apresentar de forma introdutória conteúdos de nível médio, e por
consequência auxiliar o processo de transição dos alunos do 9o ano do ensino
fundamental para o 1o ano do ensino médio. Para validar a metodologia utilizada na
aplicação da estratégia proposta, escolheu-se realizar uma pesquisa com a
participação de alunos do 9o ano, o interventor e docentes de matemática que
lecionam ou já lecionaram para essa série. Ao fim da análise, obteve-se dentre
outros resultados o modelo de operalização da estratégia, possibilitando a sua
utilização e ampliação em ações futuras.