Uma proposta de atividade gamificada para o ensino de matrizes
Gamificação. Matrizes. Jogos. Engajamento. Ensino.
Este trabalho mostra como é possível utilizar gamificação para se ensinar matrizes através
de uma situação fictícia pelo qual o estudante se sinta imerso na história. Para isso
inicialmente apresenta-se brevemente os conceitos de matriz, de operações matriciais,
assim como transposição de matrizes, calculo da matriz inversa, e dos determinantes de
segunda e terceira ordens. em seguida explica-se o conceito de gamificação sua origem e
seus usos na resolução de problemas, para estimular os indivíduos e motivá-los, dentro de
cenários lúdicos de modo a desenvolver o foco e a capacidade de reter um grande volume
de informações, se utilizando o de elementos existentes dentro dos jogos, não se tratando
do jogo em si, mas somente o uso das suas mecânicas, dinâmicas e estéticas e inserindo-os
no processo ensino aprendizagem. e por fim apresentando atividade gamificada e seu uso
contextualizado passo a passo ao fim de engajar os estudantes do início ao fim se utilizando
da ideia por trás da criptografia.