ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Função Afim. Avaliação. Resolução de problema. Análise de Erro.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes do
Primeiro ano do Ensino Médio na resolução de questões de Função Afim. Os objetivos
específicos são: a) analisar as estratégias de resolução de problemas envolvendo Função
Afim; b) classificar os erros cometidos pelos alunos na resolução dos problemas; c)
compreender dificuldades que os alunos apresentam no estudo de Função Afim; d)
analisar opiniões de professores acerca dos erros cometidos pelos alunos; e) verificar se
a análise de erros oferece ferramentas para a melhoria da aprendizagem da Função
Afim. A investigação tem caráter qualitativo e realizou-se em uma escola Pública
Estadual da cidade de São Luís- MA, com 64 estudantes de três turmas do Primeiro
Ano. A primeira etapa do estudo, desenvolveu-se a partir de aplicação de questionários
direcionados aos alunos e professores das turmas pesquisadas, sobre a percepção que
eles têm a respeito da Matemática e a avaliação nessa disciplina. Na segunda, foi
aplicado teste com questões sobre Função Afim com os estudantes da etapa anterior. Na
terceira etapa, ocorreu a análise das respostas dos testes aplicados e a categorização dos
erros verificados. Foi utilizado como referencial teórico, os trabalhos de Cury (2019),
Escobar (2020), Hoffmann (2019), Luckesi (2018) e Zabala (1998). Pelos dados
coletados, verificou-se que tanto professores quanto alunos ainda têm arraigadas
concepções tradicionais de avaliação, influenciando no modo como percebem o erro.
Porém, a partir da Análise de Erros nas respostas obtidas nos testes, pôde-se conferir as
dificuldades sentidas pelos estudantes no domínio de conceitos e procedimentos
associados à Função Afim, por conseguinte, percebe-se que esta é uma estratégia que
pode fundamentar ações com vistas a favorecer uma melhor construção do saber
Matemático.