A MATEMÁTICA E O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais. Khan Academy
As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação tiveram avanços significativos nos durante os últimos anos, o surgimento de internet com maior velocidade, computadores modernos e celulares de última geração descentralizaram o acesso à informação, desafiando a comunidade escolar inserir tais tecnologias ao ensino, agregando valor e conhecimento ao processo ensino-aprendizagem. Com isso, o professor foi desafiado a inovar e trabalhar essas ferramentas nas aulas, focando na matemática, que teoricamente é uma disciplina taxada como engessada e exata, introduzir recursos audiovisuais, vídeos, jogos, exigiu do professor disponibilidade e vontade de transformar a matemática em uma disciplina atrativa e de melhor compreensão. O desafio do presente trabalho é identificar como as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação podem ser inseridas nas salas de aulas, contribuindo, principalmente, para melhor aprendizagem dos alunos, através da plataforma Khan Academy, com o objetivo de investigar de qual forma a plataforma pode dinamizar o espaço da sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem, assim oferecendo possibilidades ao docente de ensinar conteúdos de forma inovadora e os alunos aprender no seu próprio ritmo, construindo o saber, através da gamificação e vídeos. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido com 16 alunos do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar Tiradentes VI, verificamos com esse estudo, que o uso da plataforma Khan Academy adaptativa em sala de aula, desde que feita de forma correta, com planejamento e estudo adequado, se torna benéfica para o processo de ensino-aprendizagem da matemática, levando o aluno a se interessar pela disciplina, o tornando sujeito ativo nesse processo, sendo assim autor de seu próprio conhecimento.