Notícias

Banca de DEFESA: FRANCY CARLA MELO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCY CARLA MELO DA SILVA
DATA: 31/05/2021
HORA: 16:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/jip-cmzp-pwc)
TÍTULO:

PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA:UM RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ALIANDO CÁLCULOS E LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Paradidático de matemática. Ensino aprendizagem de matemática. Recurso didático.

 


PÁGINAS: 1761
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

São várias as dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. É comum encontrarmos em nossas salas de aula, alunos que não gostam ou, até mesmo, temem a disciplina considerada extremamente difícil e árida. É preciso despertar desde cedo nos discentes a ideia de que a Matemática é compreensível para todos,  mesmo que, em níveis diferentes de complexidade. Nesse sentido, os professores, são desafiados a todo o momento em investir na busca de procedimentos e recursos metodológicos que os auxiliem na mediação entre o saber matemático e o aluno. Por isso, a pesquisa indica os paradidáticos como uma opção a ser utilizada nessa mediação. O estudo realizado partiu de um estudo bibliográfico para a experimentação. A atividade foi desenvolvida  em uma turma de oitavo ano de uma escola municipal de São José de Ribamar no Estado do Maranhão. A pesquisa permitiu verificar a relevância que tem a leitura e a escrita em Matemática e que a relação entre esta e a língua materna precisa ser mais evidenciada nas aulas. Entender conceitos, interpretar corretamente os problemas matemáticos, expressar oralmente ou escrever seu pensamento matemático perpassa por momentos de leitura e escrita dentro da disciplina em questão.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Presidente(a) - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO
Externo à Instituição - LEDA FERREIRA CABRAL - IFMA
Notícia cadastrada em: 31/05/2021 08:30
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1