PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA:UM RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ALIANDO CÁLCULOS E LITERATURA
Paradidático de matemática. Ensino aprendizagem de matemática. Recurso didático.
São várias as dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. É comum encontrarmos em nossas salas de aula, alunos que não gostam ou, até mesmo, temem a disciplina considerada extremamente difícil e árida. É preciso despertar desde cedo nos discentes a ideia de que a Matemática é compreensível para todos, mesmo que, em níveis diferentes de complexidade. Nesse sentido, os professores, são desafiados a todo o momento em investir na busca de procedimentos e recursos metodológicos que os auxiliem na mediação entre o saber matemático e o aluno. Por isso, a pesquisa indica os paradidáticos como uma opção a ser utilizada nessa mediação. O estudo realizado partiu de um estudo bibliográfico para a experimentação. A atividade foi desenvolvida em uma turma de oitavo ano de uma escola municipal de São José de Ribamar no Estado do Maranhão. A pesquisa permitiu verificar a relevância que tem a leitura e a escrita em Matemática e que a relação entre esta e a língua materna precisa ser mais evidenciada nas aulas. Entender conceitos, interpretar corretamente os problemas matemáticos, expressar oralmente ou escrever seu pensamento matemático perpassa por momentos de leitura e escrita dentro da disciplina em questão.