A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Modelagem Matemática. Educação Matemática. Ensino-Aprendizagem de Matemática.
O ensino de Matemática deve possibilitar o uso de problemas práticos nas situações de ensino aprendizagem e a aplicação de problemas relacionados com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade, o que é possível com a aplicação da modelagem matemática como ferramenta no ensino da matemática o trabalho apresenta uma reflexão expressa pelo objetivo geral, analisar a utilização da modelagem matemática como ferramenta no processo ensino aprendizagem de matemática no Ensino Médio, do qual derivam os objetivos específicos, identificar o entendimento dos respondentes sobre modelagem matemática; investigar as concepções dos professores sobre o uso da modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem; pesquisar como as orientações curriculares oficiais tratam o tema modelagem matemática. O problema que norteia a investigação, procura elucidar se os professores ao concluir a graduação se sentem preparados para usar a modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem? Nesse sentido buscou apoio nos teóricos entre os quais Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2011), Almeida, Silva e Vertuan (2012) e Azevedo, Caldeira, Malheiros (2019). Foi realizada e analisada uma pesquisa qualiquantitativa com 211 docentes na qual os resultados apontaram que os professores entendem que o uso da Modelagem Matemática como ferramenta promove ganho de autonomia discente, a interdisciplinaridade e a inserção da realidade nas aulas. Contudo, quando questionados acerca das possíveis dificuldades inerentes a aplicação da modelagem, ficou claro, através das respostas, que os professores demonstraram, em algumas situações que durante a formação inicial eles não vivenciaram atividades envolvendo a aplicação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino aprendizagem de matemática.