Transposição Didática. Ensino e Aprendizagem de Matemática Conceito de Ângulos. Livro Didático.
Acredita-se que o processo de ensino deve ser sempre realizado de modo que promova aprendizagens. Com essa concepção, O presente trabalho foi pensado e estruturado, considerando que no caso particular do ensino de matemática, objeto de estudo dessa investigação tem como objetivo investigar em livros didáticos da educação básica se o tratamento do conceito de ângulo propicia a abordagem da Transposição Didática a, com base em Yves Chevallard (1991), por considerá-la uma estratégia de ensino que sendo adotada pelo professor em sua prática pedagógica, pode favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. conforme as ideias da área da educação matemática. Procedeu-se a análise investigativa em um conjunto livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, atualmente adotados em escolas públicas, visando identificar como o conceito de ângulo é tratado, se favorece a aplicação da transposição didática, que visa a transposição do saber científico em saber escolar Para a observação da Teoria da Transposição Didática e sua aplicabilidade nas obras escolhidas usamos o conceito de ângulos estudado na unidade temática Geometria por ser um saber que favorece a contextualização para a elaboração de situações problemas. Para tanto, buscou-se fundamentação na Base Nacional Comum Curricular -BNCC, com relação às habilidades e competências que o processo de aprendizagem de matemática deve desenvolver nos educandos. A escrita do relatório da pesquisa foi baseada na análise de conteúdo, que segundo a concepção de Laurence Bardin (2011), se desenvolve em fases cronológicas e sistematizadas, complementares e bem definidas.