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Banca de DEFESA: JOSE HILTON NAIVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE HILTON NAIVA DE OLIVEIRA
DATA: 20/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/oux-aiew-wjr)
TÍTULO:
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA DEFINIÇÃO DE ÂNGULOS: DA ACADEMIA À EDUCAÇÃO BÁSICA

PALAVRAS-CHAVES:

Numeros e Funções Reais,Matemática Discreta, Geometria e Aritmética  


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Acredita-se que o processo de ensino deve ser sempre realizado de modo que promova aprendizagens. Com essa concepção, O presente trabalho foi pensado e estruturado, considerando que no caso particular do ensino de matemática,  objeto de estudo dessa investigação tem como objetivo investigar em livros didáticos da educação básica se o tratamento do conceito de ângulo propicia a abordagem da Transposição Didática a, com  base em  Yves Chevallard (1991),  por considerá-la uma estratégia de ensino que sendo adotada pelo professor em sua prática pedagógica, pode favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. conforme as ideias da área da educação matemática. Procedeu-se a análise  investigativa  em um conjunto livros  pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD,  atualmente adotados em escolas públicas, visando identificar como o conceito de ângulo é tratado, se favorece a aplicação da transposição didática, que visa a transposição do saber científico em saber escolar Para a observação da Teoria da Transposição Didática e sua aplicabilidade nas obras escolhidas usamos o conceito de ângulos estudado na  unidade temática Geometria por ser um saber  que favorece a contextualização  para a elaboração de situações problemas. Para tanto, buscou-se fundamentação na Base Nacional Comum Curricular -BNCC, com relação às habilidades e competências que o processo de aprendizagem de matemática deve desenvolver nos educandos. A escrita do relatório da pesquisa foi baseada na análise de conteúdo, que segundo a concepção de Laurence Bardin (2011), se desenvolve em fases cronológicas e sistematizadas, complementares e bem definidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - LEDA FERREIRA CABRAL - IFPI
Interno - 70177 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Notícia cadastrada em: 08/08/2020 19:03
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