Utilizando a Relação de Euler nas dobraduras e nos sólidos de Platão
Construção de Sólidos, Geometria Espacial, Dobradura, Relação de Euler.
A presente dissertação apresenta um trabalho de construção dos sólidos de Platão por meio da dobradura realizado no C. E. Deputado Luiz Rocha, em São Domingos do Maranhão - MA. O principal objetivo deste estudo foi usar uma alternativa metodológica de ensino para mostrar o ensino de geometria espacial por meio de confecções de materiais concretos que possibilitassem aos alunos descobrirem as formas e as representações espaciais, com o propósito de compreender que a Matemática e a geometria estão em sua volta. Observou-se que os alunos tiveram uma melhor compreensão dos conteúdos estudados quando utilizam os material concretos que os ajudou a resolver as situações propostas. Ao manusear esses materiais a clareza dos sólidos geométricos foram ampliados pelos alunos, visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que houve um aprendizado das construções propostas a eles, permitindo assim verificar que a relação de Euler é verdadeira para os sólidos de Platão.