Banca de DEFESA: GIOVANNE MENDES ARRUDA

DISCENTE: GIOVANNE MENDES ARRUDA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Microsoft Teams

METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA:  o STEAM como ferramenta pedagógica nas aulas de matemática

Metodologias ativas, STEAM, Ensino de matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

As metodologias ativas quando aliadas à Educação STEAM podem oportunizar aos estudantes preparo para enfrentar os desafios do futuro à medida que assumem o papel de protagonista da sua aprendizagem, porém, os professores precisam utilizar estratégias de ensino que incentivem a participação ativa. E, no contexto de transformação que aconteceu nos últimos anos, impactou o perfil dos alunos, desviando seus interesses dentro da escola, visto que, estão completamente imersos no mundo digital e às práticas tradicionais de ensino de matemática na educação básica não tem alcançado os objetivos educacionais, dessa forma, buscou-se compreender “Como as metodologias ativas – com enfoque na abordagem STEAM – podem ser utilizadas como importantes ferramentas pedagógicas nas aulas de matemática? ”A questão problematizadora foi norteada pelo objetivo geral, pesquisar como as metodologias ativas, com enfoque nas abordagens STEAM, podem ser aplicadas no ensino da matemática levando em consideração as diretrizes estipuladas pela BNCC. O objetivo proposto foi detalhado em ações menores, como: realizar pesquisa bibliográfica sobre as metodologias ativas, com foco na educação STEAM - suas características, princípios e aplicações no contexto escolar.  Identificar na BNCC diretrizes que condicionam e estimulam a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática. Examinar práticas educacionais, com destaque para os torneios de robótica da FIRST, que aplicaram a STEAM como potencializadoras no ensino de ciências e matemática, além de desenvolver três sequencias didáticas com os objetos de conhecimento descritos na BNCC que tenham como plano de fundo a utilização da educação STEAM. A viabilidade de comprovar a eficácia das metodologias ativas mediada pelas alternativas STEAM, foi aplicada uma sequência didática com uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede particular de São Luís. Para coleta de dados da pesquisa foram aplicados dois questionários um para alunos da escola campo de pesquisa que já participaram de torneios de robótica, e outros para os alunos que participaram da aplicação da sequência didática, os dados analisados sugerem que o ensino mediado por tecnologias pode oferecer atrativos e despertar os jovens para uma aprendizagem mais significativa, posto que os professores precisam estar capacitados para atender as exigências da sociedade.

Presidente(a) - 6622 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Interno - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS