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ADALBERTO JOSÉ ARAÚJO TAVARES JÚNIOR
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Desenvolvimento e Simulação de um Computador de Bordo para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM)
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Data: 28/08/2019
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O objetivo deste trabalho é desenvolver e simular um computador de bordo para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). A trajetória de voo do foguete foi analisada usando um modelo matemático dinâmico não-linear. Através do MATLAB/Simulink, da MathWorks, com a combinação de cálculos auxiliares, sistemas de referência e suas transformações foram obtidas as equações do conjunto completo de seis graus de liberdade. O controle de atitude foi embarcado utilizando o dispositivo myRIO, da National Instruments, para simular o computador de bordo do foguete. Para uma melhor experiência de visualização, as simulações foram exibidas com o simulador de voo FlightGear com o auxílio do Aerospace Toolbox do MATLAB. Os cálculos das simulações foram comparados com os dados gerados pelo software ASTOS. Como resultado, as necessidades de projeto do VLM foram cumpridas, de forma que o computador de bordo produzido controlou com sucesso o veículo, realizando a trajetória desejada e alcançando o destino em questão.
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ALEX LUIS DA COSTA ALEXANDRE
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PLATAFORMA PARA RECONHECIMENTO DA LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS UTILIZANDO KINECT
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Data: 30/09/2019
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O trabalho apresenta uma forma alternativa na comunicação entre pessoas que só conseguem se comunicar pela linguagem brasileiras de sinais (LIBRAS) e pessoas que não tem domínio da língua. A maneira escolhida para facilitar esta comunicação é com a utilização do sensor Kinect (usado em vídeo game Xbox 360 e One) que dispõem de tecnologias de captura de imagens em RGB e imagens em profundidade (profundidade). Estas facilitam o processamento em software como Matlab. No trabalho são apresentadas técnicas de aquisição, segregação e extração de informações da imagens além de sua aplicação em conjunto de atores com idades, sexo, tonalidade da pele e estaturas diferentes. Em diversos trabalhos são apresentadas técnicas de segmentação usando as imagens de profundidade. No sensor Kinect 360 isso é relativamente simples de realizar, já o sensor Kinect One apresenta dificuldades na aplicação, devido a diferença nas resoluções. Nosso trabalho trás uma abordagem que resolve de forma satisfatória este problema. Este trabalho também apresenta uma analise bibliográfica das publicações mais utilizadas. Ele auxilia pesquisadores iniciantes com as técnicas e os comandos utilizados no Matlab.
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AMANDA BEATRIZ CUNHA DOS SANTOS
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CARACTERIZAÇÃO DE CANAL EM BANDA ESTREITA NAS FAIXAS DE 900 MHZ E 2,4 GHZ EM ÁREAS DE VIVÊNCIA COM PREDOMINÂNCIA DE VEGETAÇÃO PARA PROJETOS DE PARQUES DIGITAIS
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Data: 10/10/2019
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Pela constante busca da melhoria para o dimensionamento de modernos sistemas de comunicação, há uma maior necessidade de se estudar os parâmetros que possibilitam a caracterização de um canal rádio móvel. Muitos estudos têm sido realizados nesse sentido, entretanto, pouco tem sido realizado em regiões com predominância de vegetação onde é importante que sistemas de comunicação sem fio sejam projetados, como é o caso dos parques digitais, que tem sido cada vez mais comum nos grandes centros urbanos e em cidades do interior, como fruto de projetos de inserção social e digital de comunidades mais carentes. Desta forma, o presente trabalho, busca, caracterizar e propor um modelo de predição de perda de propagação em áreas de vivência com predominância em vegetação nas faixas de 900MHz e 2,4GHz, através de campanhas de medições em banda estreita feitas dentro do campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, na cidade do Rio de Janeiro, propondo que a área de maior concentração de vegetação do campus sirva como ambiente de estudo para simular a propagação do sinal em parques digitais que possuam as características comuns a maioria desses ambientes nas cidades brasileiras.
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BEATRIZ NERY RODRIGUES CHAGAS
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Aplicações de Algoritmos de Aprendizado de Máquina em CRM: Revisão Sistemática da Literatura.
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Data: 29/08/2019
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Current Customer Relationship Management (CRM) has been an important ally to companies willing to improve their customer experiences. Lately, Machine Learning (ML) and its algorithms have been transforming the way companies interact with their customers through data analysis. This dissertation reviews the literature on the application of ML algorithm to improve CRM processes and provides an overview of used techniques and their application to each CRM dimension and element. In addition, the practical implications are analyzed based on recent developments of CRM tools in the field of ML. This dissertation delivers insights for future studies as well as for CRM tools willing to improve their analytical and automated services.
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BRENNO RODRIGO CORREA ROCHA
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SINTONIA DO FILTRO ALFA-BETA-GAMA PARA RASTREIO DE FOGUETES PARA EXTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO FIM DE FASE PROPULSADA
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Data: 06/09/2019
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Os filtros de rastreamento desempenham um papel muito importante na estimativa precisa da posição e velocidade de um alvo móvel aéreo. Especificamente, os centros de lançamento de foguetes contam com sistemas de radar, sendo possível medir a posição de alvos lançados. Tal medição é recebida com indesejável ruído, a qual necessita ser filtrada de modo que a estimativa seja precisa. Velocidade e aceleração não são observadas diretamente, mas ao invés disso, são estimadas a partir das coordenadas de posição alcançadas pelo alvo. A precisão da estimativa de posição, velocidade e aceleração depende da capacidade do filtro de rastreamento em reduzir o ruído de medição e manter uma resposta rápida e estável, especialmente na fase transiente de filtragem, que é a parte do voo entre a saída do foguete da rampa de lançamento e o fim da propulsão de seus motores. O filtro alfa-beta-gama (Filtro αβγ) é um tipo de filtro que tem a capacidade de alcançar os resultados descritos acima. Este filtro suaviza as medidas de posição pela atenuação do ruído inerente ao processo de medição e tem a propriedade de predizer os próximos valores de posição, velocidade e aceleração. A informação derivada do filtro é usada não só para acompanhar em tempo real a trajetória de um veículo, mas também para outras aplicações, incluindo previsão do ponto de impacto para a decisão para a terminação ou não do voo. Devido a simplicidade de seu algoritmo, os requisitos computacionais são baratos ao se comparar com os requisitos para a implementação computacional do Filtro de Kalman. Neste trabalho, é apresentada uma abordagem teórica, assim como o Estado da Arte acerca do Filtro αβγ, com ênfase no problema de rastreio de alvos balísticos. Descreve-se, nesse contexto, um procedimento generalizado para o cálculo dos ganhos fixos, nomeados pelas letras gregas que identificam o filtro, baseado no Índice de Rastreamento Γ. Além disso, propõe-se uma estratégia para detectar, em tempo real, o instante do fim da fase propulsada do foguete a partir das estimativas de velocidade fornecidas pelo filtro αβγ. Esta estratégia pode orientar decisões da segurança de voo, uma vez que a partir deste momento a evolução em tempo real do ponto de impacto se torna estável e sua localização é tomada com maior precisão. Para validação da metodologia proposta neste trabalho, um algoritmo é desenvolvido e implementado em Matlab usando dados reais da posição de um voo de um foguete, as saídas obtidas são comparadas com as saídas do filtro profissional utilizado no Centro de Lançamento de Alcântara.
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DIEGO PEREIRA MENDES
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FERRAMENTA DE PRÉ-PROCESSAMENTO E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO DATASUS
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Data: 05/02/2019
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O DATASUS fornece informações que servem para apoiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de soluções de ações de saúde. Porém, essas informações somente podem ser acessadas utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo portal DATASUS, as quais são muito limitadas tecnicamente e de utilização um tanto complexa. Pelo portal do DATASUS, essas informações estão em arquivos .DBC, o qual possui criptografia e é extraído por meio de um algoritmo privado. Este trabalho apresenta uma ferramenta desenvolvida em JAVA com o propósito de tratar os dados públicos disponibilizados pelo DATASUS e disponibilizá-los em uma banco de dados. Para este fim, foi desenvolvido uma ferramenta de conversão de arquivos .DBC para .DBF, possibilitando de uma forma mais simples a importação das informações do DATASUS
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DIOGENES LEITE SOUZA
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ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE CALOR NA ÁREA DE UM LANÇADOR DE FOGUETES DE MÉDIO PORTE DO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
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Data: 19/09/2019
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As atividades espaciais agregam grande valor à sociedade tanto em quesitos tecnológicos como econômicos e sociais. Dessa forma, a busca pelo desenvolvimento e avanços nessa área mostra-se de grande importância, uma vez que tal segmento possui esperanças e realidades bastante promissoras. A análise e verificação de cenários de execução dessas atividades são essenciais já que necessitam de um alto grau de confiabilidade e segurança. É nessa linha que este trabalho é inserido, analisando cenários de lançamento de foguetes de localizado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que é uma das regiões estratégicas para o
desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Neste trabalho é estudado o comportamen- to térmico da saída dos gases de uma tubeira em um lançador de foguetes de médio porte no
ato do lançamento, avaliando via análise por elementos finitos para essas condições. Além
disso, há a verificação da propagação do calor pelo ambiente, avaliando as distâncias de segu- rança que uma pessoa pode ser exposta durante o lançamento. Com os resultado obtidos foi
possível realizar uma verificação das condições térmicas que uma pessoa pode ser submetida em relação à proximidade em um raio de segurança.
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ERYCK DE ARAUJO OLIVEIRA
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DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA O SISTEMA AUTOMÁTICO DE COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO DO PRÉDIO DEPÓSITO DE PROPULSORES DO CLA.
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Data: 03/09/2019
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Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema supervisório baseado no sistema SCADA capaz de controlar o sistema automático de controle de princípio de incêndio do deposito de propulsores do Centro de Lançamento de Alcântara. O sistema automático de detecção e combate a princípio de incêndio (SACI) é um sistema integrado e disposto de forma planejada com o intuito de detectar os estágios iniciais de um incêndio. Além da detecção, o sistema deve ser capaz de executar comandos de alarme, por meio de sinalização audiovisual a qualquer sinal de perigo de incêndio, e ainda deve atuar no processo de extinção das chamas e proteção da vida e patrimônio. As ações de comando podem ser tanto manuais como automáticas. O sistema supervisório que adquire dados e controla o sistema de combate a incêndio, deve ser capaz de executar a distribuição de funções como monitorar, controlar e utilizar, pela rede de comunicação industrial, a interface gráfica para o usuário dos comandos necessários ao sistema. Sua arquitetura é de Cliente - Servidor, com rede modular de integração dos elementos controlados pelos sistemas operacionais padrão, redes e protocolos. A proposta de desenvolvimento do sistema supervisório se dará através do software MATLAB ® por meio da ferramenta GUIDE para a parte gráfica e que dispõe do protocolo OPC para a comunicação com o sistema de controle desenvolvido na linguagem Ladder por meio do software de programação RsLogix 5000 para o envio dos comandos aos sensores e atuadores propostos a cumprir as ações do sistema de combate. Assim o sistema deve nos retornar um ganho de rapidez e segurança no tratamento de eventuais acidentes com incêndio.
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FRANCISCO DOS SANTOS VIANA
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REDES NEURAIS APLICADAS NA ESTRATEGIA DE PONDERAÇÃO DE PARTICULAS EM SLAM
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Data: 31/01/2019
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Este trabalho apresenta uma nova metodologia para a ponderação da importância das partículas em um filtro de partículas usado para localização e mapeamento de um ambiente por um robô móvel, conhecido na literatura clássica como SLAM (Simultaneous Localization and Mapping). Neste trabalho, uma integração de inteligência artificial e métodos probabilísticos foi usada no processo de estimação da pose do robô. Para tanto, este foi dotado de um sensor de baixo custo e que apresenta ruído. O uso de tais sensores torna-se prático porque são baratos e não necessitam de muito processamento computacional, quando comparados aos sensores que fazem tratamento de imagem, por exemplo. Para realizar sua operação, o robô deve ser capaz de manter uma estimativa da sua localização com base no sensor, ou seja, adquirir e utilizar conhecimento sobre o mundo ao seu redor e assim possuir a habilidade de reconhecer obstáculos. Neste processo de aquisição de dados provenientes de fontes sensoriais com ruído, faz-se necessário uso de técnicas de tratamentos destas informações. Nesse contexto, métodos probabilísticos tornam-se úteis nas aplicações de estimação de filtragem de dados. Neste trabalho, foi usada uma rede neural artificial integrada ao filtro de partículas para minimizar o erro na estimação da pose do robô. A metodologia é baseada em um procedimento simples de centros, raios e processo de correspondência durante a exploração do ambiente pelo robô. Nesta abordagem, uma rede neural artificial do tipo MLP determina o raio de um círculo, cujo centro é a medida bruta do sensor, para o filtro de partículas ponderar as partículas e, assim, estimar a pose em cada estado do robô no ambiente. Ao final, são apresentadas discussões sobre tal abordagem, bem como, a complexidade computacional, associação dos dados e os resultados gerados.
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GISELLE BRAGA CARVALHO
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SOLUÇÃO DE COMUNICAÇÃO SEM FIO EM FREQUÊNCIA SUB-GHZ BASEADA EM TECNOLOGIA LPWA PARA IOT
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Data: 29/03/2019
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Esse projeto desenvolveu uma solução de comunicação sem fio para operação sub-GHz na faixa de frequências licenciadas em 250 MHz baseada em tecnologia LPWA para internet das coisas aplicada nas cidades inteligentes utilizando simulações com ferramentas de predição de cobertura de RF conhecidas como Radio Mobile e CelPlanner e de rede de dados IPv6 conhecida como Packet Tracer e comprovou as viabilidades técnicas do compartilhamento de infraestrutura de comunicação em um ambiente multisserviços e multiusuários e da redução de elemento de rede de comunicação (estações rádio base) resultando na redução de despesas financeiras com CAPEX na implantação e OPEX na operação e manutenção da rede permitindo suporte a uma implantação real.
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IGHOR CAETANO SILVA FERREIRA
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CÁLCULO DA DISPERSÃO DE PONTOS DE IMPACTO DE FOGUETES NÃO CONTROLADOS
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Data: 26/04/2019
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Em missões de foguetes de sondagem não controlados, sistemas de grande complexidade, é necessário estabelecer limites de segurança. Nesse contexto, a simulação computacional desses sistemas é usada para a determinação da dispersão de pontos de impacto, a qual é um dos itens mais importantes para o setor de segurança de voo, pois a partir dessa informação é possível determinar as áreas de colisão das partes do foguete com a superfície terrestre e também estimar os gastos de recuperação da carga útil. O ponto de impacto é obtido mediante o cálculo de trajetória, determinada a partir da dinâmica de voo de um foguete, a qual analisa o movimento do mesmo sujeito a forças e momentos no espaço tridimensional. A ferramenta computacional que permite tal estudo em relação a um foguete é chamada simulador de voo. A partir do cálculo da trajetória, com base nos requisitos da missão e utilizando os parâmetros nominais do foguete, é possível se obter o ponto de impacto nominal. A trajetória real resulta em um ponto de impacto perturbado, o qual é diferente do nominal em razão das incertezas nos parâmetros nominais usados para o cálculo, pois existem fatores perturbadores que podem ser de origem interna ao foguete (variação no arrasto, empuxo, massa e desvio do vetor empuxo) ou de origem externa (vento, imprecisão do lançador, sequência de eventos, entre outros). O método RSS (Root Sum Square) de cálculo da dispersão de ponto de impacto de foguetes de sondagem considera cada fator perturbador isoladamente, ou seja, é especificado um valor de desvio para cada um deles, resultando em uma dispersão de pontos de impacto. O método de Monte Carlo para obtenção de dispersão de pontos de impacto considera um conjunto de fatores perturbados em conjunto, sendo variados a partir de sorteio aleatório de valores para variação dos parâmetros. O objetivo principal desse trabalho consistiu em comparar a eficácia entre os métodos de Monte Carlo e RSS quanto a geração de uma área de dispersão. Os dois métodos geraram elipses de dispersão com dimensões bastante próximas. Entretanto, o número de simulações necessárias no método de Monte Carlo é consideravelmente maior. Além disso, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para simulação de voo de foguetes não controlados, a qual foi validada com a comparação com o software reconhecido para tal função denominado ROSI. Os resultados das duas ferramentas foram bastante próximos, com pequenas diferenças em razão da diferença de modelos utilizados. De maneira geral, os resultados são satisfatórios pois mostram que ambos os métodos podem ser utilizados para cálculo de dispersão de pontos de impacto, entretanto o método de Monte Carlo retrata uma situação mais aleatória enquanto o RSS mais determinística.
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JACYEUDE DE MORAIS PASSOS ARAUJO SEGUNDO
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DESENVOLVIMENTO DE UM IDENTIFICADOR DE FALHAS EMBARCADO PARA MOTOR DE INDUÇÃO BASEADO EM MÁQUINAS DE VETORES DE SUPORTE IMPLEMENTADO EM CLOUD
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Data: 11/10/2019
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Ao passo que a Indústria 4.0 avança, o sensoriamento de motores de indução trifásicos torna-se remoto e conectado à Internet. A partir disso, um fluxo de dados é continuamente analisado através de computação na nuvem em centros de processamento de dados. A manutenção preventiva pode então utilizar esse grande volume de dados para aumentar sua capacidade de detecção de falhas em relação aos métodos clássicos de classificação. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um identificador de falhas externas em motores de indução com base na análise de vibrações e correntes. Os dados dessas vibrações e correntes serão gerados utilizando um sistema para aquisição de dados que consiste em um acelerômetro MEMS (Microelectromechanical Systems) controlado por um SoC (System on chip) e um transformador de corrente não invasivo SCT-013. A análise dos dados será implementada na IBM Cloud através de Watson Studio e SPSS Modeler para aplicação de um modelo estatístico MVS que será treinado e testado usando diferentes funções kernel, utilizando a base de dados gerados pelo sistema embarcado de aquisição de dados.
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JAIRON VIANA BATISTA
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CARACTERIZAÇÃO BANDA LARGA NA FAIXA DE 2,5 GHZ EM ÁREAS DE VIVÊNCIA COM PREDOMINÂNCIA DE VEGETAÇÃO PARA PROJETOS DE PARQUES DIGITAIS
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Data: 11/03/2019
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As redes de comunicações wireles são, em muitos casos, a melhor solução para uma série de necessidades apresentadas por pequenos e grandes usuários. Seja por questão de viaabilidade técnica ou por apresentar um menor custo de implantação de projeto. Dessa forma, há uma busca constante pelo aprimoramento dessas redes banda larga, o que repassa pela necessidade do estudo dos parâmetros que caracterizam o canal de rádio propagação. Este trabalho apresenta resultados experimentais que permitem caracterizar em banda larga o comportamento do canal de rádiopropagação [...]
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JANES VALDO RODRIGUES LIMA
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PROJETO DE CONTROLADOR ÓTIMO ADAPTATIVO PARA VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO – MODELO QUADRICÓPTERO – VIA PROGRAMAÇÃO DINÂMICA APROXIMADA
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Orientador : PATRÍCIA HELENA MORAES REGO
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Data: 21/10/2019
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Apresenta-se nesta dissertação o projeto de um controlador ótimo adaptativo para um quadri-cótpero baseado em estratégias de crítico adaptativo, usando métodos de iteração de política e iteração de valor. Esta abordagem fornece algoritmos online de controle que são integrados nas estruturas de aprendizado por reforço ator-crítico. Estas estruturas de Aprendizado por Reforço (RL), que estão inseridas no quadro de Programação Dinâmica Aproximada (ADP), são usadas para resolver problemas de decisão ótima online, sem requerer o conhecimento completo do modelo da dinâmica do sistema a ser controlado. O objetivo é implementar um controlador ótimo que atue no controle do quadricóptero, utilizando somente os sinais de entrada de con-trole, estados, bem como os custos instantâneos, observados ao longo das trajetórias do sistema. Esta técnica de projeto de controle de realimentação é capaz de sintonizar online os parâmetros do controlador na presença de variações na dinâmica da planta e perturbações externas. A ava-liação do algoritmo de controle será realizada no modelo simulado em MATLAB.
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JOÃO BATISTA PACHECO JUNIOR
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USO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS NA SEGMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS ASFALTADAS EM IMAGENS DE SATÉLITE RGB: Estudo de caso em São Luís-MA.
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Data: 09/10/2019
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É frequente usar imagens de satélite em atividades de geoprocessamento e editar geometrias vetoriais relativas a cada aplicação, sendo o desenho manual de vias uma atividade bastante frequente. Com a crescente demanda por desenhos vetoriais em SIGs, em especial a verificação e edição de vias terrestres, torna-se conveniente o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que, com a ajuda da inteligência artificial, automatize o que for possível, já que tal edição depende dos limites da agilidade do usuário. Para testar a viabilidade desta proposta, uma base de dados composta por 600 imagens RGB é apresentada a três diferentes Redes Neurais Convolucionais (CNNs) projetadas para segmentação de objetos e o desempenho de cada uma foi avaliado e comparado tendo-se em vista acurácia, IoU e tempo de segmentação. Nas condições do experimento, a CNN SegNet se mostrou mais apropriada a aplicações de precisão não sensíveis a descontinuidades, logrando acurácia média de 87,12% e IoU médio de 71,93%, ao passo que a Dilated Convolutions alcançou os valores de 85,27% e 61,27% e a U-Net 78,09% e 64,91%, respectivamente. Alternativamente, Dilated Convolutions mostrou maior afinidade a aplicações que demandem um processamento de alta frequência e que não sofram tanta interferência dos falsos positivos, por conciliar boa acurácia com um tempo médio bastante reduzido de 31,2 ms para imagens de 256 × 256 pixels e 125 ms para as de 1024 × 1024 pixels, contra os respectivos 78,1 e 546,9 da U-Net e 93,7 e 687,5 ms da SegNet.
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JOSE RIBAMAR RIBEIRO SILVA JUNIOR
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METODOLOGIA PARA CÁLCULO DO AJUSTE DO LANÇADOR DE FOGUETES DE SONDAGEM BASEADA EM SIMULAÇÃO DE TRAJETÓRIA E MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO
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Data: 28/11/2019
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O ambiente de microgravidade é favorável para a realização de experimentos em diversas áreas da ciência com muitas aplicações tecnológicas e úteis para a humanidade. Esse ambiente pode ser atingido por meio do voo de um foguete de sondagem, por exemplo. Porém, para o lançamento de foguetes é necessário elevado grau de precisão, segurança e confiabilidade. Os foguetes de sondagem não-controlados são lançados através do trilho de lançamento e para compensar a influência direta que o vento tem sobre a trajetória do foguete, é necessário ajustar os ângulos de azimute e elevação de modo a compensar esse efeito (GARCIA, 2007). A presente pesquisa propõe um estudo sobre uma nova metodologia para cálculo de ajuste do trilho de lançamento desses foguetes para a compensar o efeito do vento em suas trajetórias. Através de um simulador de trajetória validado e um método de otimização, será determinado o ótimo ajuste para que o efeito do vento na trajetória seja compensado de uma maneira eficiente e precisa. O método de otimização irá minimizar a função objetivo (função distância) de várias variáveis, não linear e com restrições cujos valores são obtidos via simulação de trajetória. O simulador utiliza o método numérico de Runge-Kutta de 4ª e 5ª ordem para obter a solução das equações diferenciais no simulador. A função objetivo tem como parâmetros de entrada os valores de azimute, elevação, o perfil de vento real e o ponto de impacto nominal e fornece como saída a distância entre o ponto de impacto nominal e o simulado com vento(considerado como real). Com esse estudo, objetiva-se obter um método de ajuste do lançador de um foguete de sondagem não controlado, lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, mais robusto e de maior precisão quando comparado ao método do Guará, atual método usado no CLA, colaborando-se assim com a Segurança de Voo e ocasionando uma maior exatidão da área de isolamento necessária.
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JULIO CARDOSO VIDAL DE FIGUEIREDO
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PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO SOFTWARE GUARÁ
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Data: 02/12/2019
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O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) possui diversos processos que devem ser cumpridos e observados rigorosamente durante uma campanha de lançamento de foguetes. Para tal disponibiliza de diversos sistemas mecânicos, eletrônicos e softwares que auxiliam na correta execução destas tarefas. Dentre estes, está o Guará, o software responsável por receber os dados de sondagem das torres de vento e calcular os ângulos de ajuste para o lançador de modo a compensar a ação do vento na trajetória do foguete para que esta se desenhe o mais próximo da nominal possível. Este software foi desenvolvido há mais de 20 anos e encontra-se defasado em alguns aspectos, por esse motivo, este trabalho propõe uma reestruturação do sistema Guará, com o objetivo de torná-lo um verdadeiro Sistema de Tempo Real, mais robusto, tolerante a falhas, capaz de se adaptar às diferentes situações do CLA e evoluções de equipamentos que aconteceram ao longo do tempo e ainda irão acontecer. Tem por objetivo também tornar sua interface de uso mais amigável para os profissionais da Segurança de Voo e tornar seu código mais fácil de ser mantido e evoluído, através de sua portabilidade para uma linguagem mais moderna e utilizando as melhores práticas do mercado e da Engenharia de Software. Tudo isto sem modificar a sua base de cálculo de ajustes, que deve ser totalmente reaproveitada e apenas portada para o novo código, visto que não foi encontrado nenhum grande problema com esta e ela é confiável.
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LETICIA DE FATIMA SILVA CORREA
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Uma Nova Meta-heurística Adaptativa Baseada em Vetor de Avaliações para Otimização de Portfólios de Investimentos
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Data: 20/09/2019
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Este trabalho apresenta uma meta-heurística baseada em vetores de avaliação nomeada VEMH, para solucionar problemas multiobjetivos. Esta meta-heurística consiste em evoluir duas populações de forma independente e trocar informações entre elas de forma que a primeira população evolua de acordo com o melhor indivíduo da segunda população e vice-versa. A escolha dos algoritmos a serem executados em cada geração é realizada de forma estocástica entre três algoritmos evolucionários existentes na literatura: PSO, DE e ABC. Os resultados desta meta-heurística são comparados usando funções de benchmarks, bem como aplicado ao problema do mundo real conhecidos por Seleção de Portfólios. Como forma de verificar a qualidade dos resultados obtidos utiliza-se uma métrica bem conhecida na análise de algoritmos evolucionários multiobjetivos chamada de hipervolume.
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LUCAS JEFERSON DA COSTA SILVA
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TIÚBA WI-FI MANAGER: UMA PROPOSTA PARA O GERENCIAMENTO DA REDE WI-FI DA VILA DE CONTÊINERES DA UEMA.
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Data: 10/09/2019
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Este trabalho trata sobre o problema de acesso à rede Wi-Fi na Vila de Contêineres da UEMA, devido a dificuldade de propagação de sinal de rádio da tecnologia em questão, o alto custo para implantação utilizando a solução de rede Wi-Fi proprietária adotada pela universidade e o problema da utilização de dispositivos não gerenciados (como forma de suprir a necessidade de acesso Wi-Fi). Diante disso, foi desenvolvido uma solução envolvendo o desenvolvimento do protótipo de um software para realizar gerenciamento de dispositivos Wi-Fi com hardware menos robusto e baseado em um sistema derivado do Linux, o Openwrt. Para entender melhor como a solução funciona, foi realizada uma fundamentação teórica com o objetivo de introduzir o leitor nas tecnologias empregadas na solução e também foi dada uma breve explicação sobre o funcionamento do software desenvolvido e como ele interage com os dispositivos baseados em Openwrt.
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LUCIANA DA CONCEIÇÃO FERREIRA MENDES
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ANALISE E PREDIÇÃO DE DESEMPENHO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO A PARTIR DA INSERÇÃO DE MATERIAL DE APOIO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
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Data: 28/02/2019
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Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são cada dia mais utilizados, pois possibilitam que a educação chegue mais longe e para mais pessoas. Sua utilização não se limita apenas a educação a distância, mas também auxilia na educação presencial, agindo como uma ferramenta a mais no processo de aprendizagem. No entanto, gerenciar o processo de aprendizagem no AVAs com qualidade de integração e acompanhamento exige cada vez mais do professsor que precisa utilizar materiais atualizados e ao mesmo tempo acompanhar e medir o aprendizado dos alunos através de avaliações. Neste sentido, este trabalho apresenta um modelo preditivo de mineração de dados em um AVA, a partir da inserção de material tem no desempenho de alunos do ensino presencial que utilizam AVA como extensão da sala de aula. Para isso, forma realizados experimentos com conjuntos de dados distintos, onde as técnicas de mineração de dados Redes Bayesianas e Árvore de decisão foram aplicadas, sendo comparado o desempenho de cada um, a fim de que um modelo com analise mais precisa fosse obtido.
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LUIZ OTÁVIO CORDEIRO FONTENELLE GRAÇA
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REDES NEURAIS APLICADAS AO CÁLCULO DE AJUSTE DO LANÇADOR DE FOGUETES NÃO-GUIADOS.
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Data: 26/04/2019
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Esta pesquisa objetivou o projeto, a implementação e a avaliação de uma rede neural artificial que calcula os ângulos do lançador de foguetes não-guiados do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Para isso, contou-se com o auxílio de um simulador de lançamentos que usa modelos dinâmicos com seis graus de liberdade, em um método de compensação antissimétrica iterativa. A rede foi treinada a partir de dados de trajetórias simuladas e o desempenho do sistema proposto foi comparado com o método do software Guará. A comparação foi realizada por meio de cinquenta testes que consideraram condições aleatórias hipotéticas de vento e ângulos de azimute e elevação nominais variados. Para a geração e comparação das trajetórias compensadas pelos dois métodos, foi utilizado o mesmo simulador, que foi validado em uma comparação com software ROSI – Rocket Simulation, amplamente utilizado no Instituto de Aeronáutica e Espaço em campanhas de lançamento. O projeto da rede neural, o simulador e as equações utilizadas pelo programa Guará foram implementados no software Matlab. O CLA precisa garantir a segurança nas operações de lançamento de foguetes, evitando quaisquer acidentes, perdas ou imprevistos. Para isso, o setor de Segurança de Voo visa manter o veículo em uma trajetória que resulte em um ponto de impacto próximo ao desejado. O vento é um elemento que influencia o atingimento do ponto de impacto ideal. Para tentar anular sua influência, o método utilizado atualmente pelo Setor de Segurança de Voo do CLA é o ajuste dos ângulos de azimute e elevação do lançador por meio do software Guará. Como resultado, nos testes realizados, a aplicação do método proposto produziu ajustes que levaram o veículo a um ponto de impacto mais próximo do nominal.
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MOISÉS JOSÉ DOS SANTOS FREITAS
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DESENVOLVIMENTO DE UM MONITOR DE CINTILAÇÃO IONOSFÉRICA DE BAIXO CUSTO
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Data: 03/05/2019
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O monitor de cintilação é uma ferramenta fundamental para estudo da ionosfera e dos efeitos do clima espacial em sistemas de comunicação espaciais, em especial via satélite. Atualmente, os monitores de cintilação profissionais disponíveis no mercado custam entre US$ 3.000 e US$ 20.000. Este trabalho trata do desenvolvimento, teste e validação de um protótipo de monitor de cintilação ionosférico de baixo custo, que atenda os requisitos de qualidade de medidas para pesquisas relacionadas ao tema. A soluções de banco de dados também foram contempladas nesta dissertação. Através desse protótipo é obtido o índice de cintilação S4. Para cumprir estes requisitos básicos, foi utilizada a plataforma Raspberry Pi, dispensando assim o uso de procedimentos de operação complexos e permitindo sua conectividade em rede para operação de múltiplos equipamentos simultaneamente. Com a implementação de uma rede de receptores de baixo custo será possível disponibilizar estes dados para institutos de pesquisa, universidades e até mesmo os centros de lançamento CLA e CLBI.
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NILTON RODRIGUES CANTANHEDE
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PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRAJETOGRAFIA PARA VEÍCULOS ESPACIAIS BASEADO EM TELEMETRIA.
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Data: 06/06/2019
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Neste trabalho é proposta uma metodologia de rastreio e localização de foguetes, gerada a partir de dados angulares (azimute e elevação) de uma antena de Telemetria e da distância radial calculada pelo equipamento Slant Range, comparada com os meios de trajetografia utilizados pelo Sistema de Tratamento de Dados de Localização de veículos aeroespaciais do Centro de Lançamento de Alcântara. Devido a importância em se localizar o alvo por parte da Segurança de Voo, caso necessite de interrupção na trajetória de voo do foguete, após sua decolagem, o sistema proposto garante um meio auxiliar de localização para este setor. Além de ser utilizado para localização (designador) para os radares, em que a fusão do Slant Range a uma antena de Telemetria permitirá compor coordenadas para localizar o alvo. Esta metodologia poderá ser um recurso a mais pelo Central de Tratamento de Dados de Localização, além de ser útil pela equipe de segurança de voo nas decisões críticas. Neste trabalho foram utilizados dados de um voo real com tratamento estatístico dos resultados obtidos, buscando ratificar o uso desse conjunto no rastreio e localização.
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PAULO RENATO PEREIRA SILVA
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PROJETO DE CONTROLADOR DE ATITUDE DO VEÍCULO LANÇADOR DE SATÉLITES POR SELEÇÃO DE MODO VIA MÉTODO GENÉTICO-NEURAL
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Data: 30/05/2019
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Este trabalho propõe o projeto do controlador de atitude de um Veículo Lançador de Satélites (VLS) por Seleção de Modos utilizando um modelo Híbrido Genético-Neuronal. Uma vez que o modelo do VLS é de elevada complexidade utiliza-se um método de redução de ordem, em particular seleção de modos, com a finalidade de minimizar a ordem do sistema. A abordagem híbrida genético-neuronal realiza a busca das matrizes de ponderação do método Linear Quadrático (LQ) e a solução da Equação Algébrica de Ricatti (EAR). A análise do desempenho do modelo reduzido e do controlador projetado neste trabalho foi realizada no domínio da frequência e no domínio do tempo, enquanto que o desempenho do modelo híbrido foi avaliado por meio da função de avaliação e das normas de energia e do infinito, respectivamente. O controlador proposto atingiu todos os objetivos de controle para o instante de máxima pressão dinâmica, significando que a abordagem híbrida convergiu para uma resposta satisfatória. Acredita-se que este trabalho pode acelerar o procedimento de projeto de sistemas de controle de atitude de veículos espaciais brasileiros, reduzindo os custos e a possibilidade de re-projeto.
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PAULO RICARDO ALMEIDA FORTE
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PROJETO LQG/LTR DE UM VEÍCULO LANÇADOR SATELITES DE MODELO REDUZIDO VIA NORMA HANKEL POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
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Data: 19/08/2019
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Este trabalho tem como objetivo projetar uma Rede Neural Artificial Recorrente e um Algorítimo Genético para a recuperação das propriedades de robustez do projeto LQG/LTR de um Veículo Lançador de Satélites. A seleção das matrizes de covariância de entrada e saída será realizada pelo AG, enquanto que a solução da Equação Algébrica de Riccati será realizada pela RNAR. Geralmente, as aeronaves possuem modelos de ordens elevadas, o que dificulta a sua utilização nos projetos de controle. Para contornar tal problema, utiliza-se um modelo de ordem reduzida do sistema. Diante disso, iremos aplicar neste uma técnica de redução de modelo, bem como a redução de ordem via Norma de Hankel e uma ilustração de estabilidade robusta via valores singulares. O diagrama de Bode Multivariável mostrou que nas baixas frequências ele requer um valor singular minimo que seja grande, enquanto que nas altas frequências o valor singular máximo é pequeno. Além disso, por meio das ilustrações percebe-se claramente que a recuperação apresenta a margem de ganho infinita e margem de fase de 60◦. Desta forma, a abordagem de inteligência computacional, juntamente com o método de redução de ordem mostraram-se uma ferramente eficaz na recuperação das propriedades de robustez do sistema.
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PEDRO BATALHA GONÇALVES FILHO
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DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA CALCULAR A TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM PAREDES MULTICAMADAS
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Data: 30/05/2019
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Um bom isolamento térmico residencial implica, na maioria das vezes, em maior conforto térmico e economia de energia para manter o ambiente na temperatura adequada. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o comportamento térmico de paredes submetidas a diversas situações diferentes através de um programa desenvolvido pelo autor. No programa é possível variar a quantidade de camadas na parede com diferentes materiais, alterar a cor da superfície submetida a radiação solar bem como a orientação da parede em relação ao sol. Utilizou-se o modelo transiente e unidimensional da equação do calor para resolver o problema. A equação da energia foi discretizada espacialmente pelo Método dos Volumes Finitos e temporal pela formulação Implícita. Foram analisados 4 exemplos com propriedades diferentes (quantidade de camadas, azimute, absortividade da superfície). A influência dessas variações foram verificadas em cada caso. Foi verificado que a utilização do poliestireno expandido contribui significativamente para o isolamento térmico. Em um dos exemplos, a temperatura na parede externa sem isolamento ficou 28,1667°C, na interna 27,0295°C, enquanto as temperaturas na parede com isolamento ficaram 28,1297°C e 25,5351°C. Uma redução na parede interna de 1,4944 °C, com um decréscimo de 5,5287% da temperatura com a inclusão de 2cm (1 cm em cada superfície) de poliestireno, pérolas. Paredes voltadas ao leste receberam grande quantidade de radiação no turno da manhã, enquanto paredes voltadas ao oeste receberam grande quantidade de radiação no turno da tarde. Notou-se que a convecção na parede externa têm forte papel de equilíbrio térmico com a temperatura ambiente, de tal forma que, quando os efeitos da radiação estavam muito altos, os efeitos de convecção se tornavam negativos cedendo calor da parede para o meio.
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REGINALDO NUNES DA SILVA
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MODELAGEM E CONTROLE DE UM SISTEMA DE CONVERSÃO DE ENERGIA OCEÂNICA UTILIZANDO BOND GRAPH
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Data: 12/03/2019
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Atualmente, a geração de energia elétrica é fundamental para o crescimento ecônimico e industrial de uma nação. O aumento da preocupação com as fontes de energia certamente é um dos temas mais latentes da atualidade, seja por questões ambientais, seja pela falta de uma fonte que possa se adequar aos padrões de exigência atuais. Diante disso, há um estímulo em direção às fontes de energias renováveis, destacando-se aqui aquelas que vêm dos oceanos, principalmente por serem abundantes e acessíveis em muitas situações, além de serem fontes inesgotáveis de energia limpa. A geração de energia elétrica a partir desses recursos utiliza diversas tecnologias que se apresentam em diferentes estágios e que aplicam diferentes conceitos, como energia das ondas, correntes marítimas, gradiente de temperatura e de salinidade. O principal problema no desenvolvimento dessas tecnologias é a eficiência da conversão. Diante disso, este trabalho propõe realizar a modelagem e controle de um sistema de conversão de energia oceânica utilizando gerador de indução duplamente alimentado, com o uso da ferramenta Bond Graph. Tendo a modelagem uma grande importância para compreensão do sistema que está sendo desenvolvido, permite visualizar-lo como ele é ou como se deseja que seja, bem como, especificar o comportamento do sistema e proporcionar a construção deste. O conversor de energia é composto por duas turbinas e um flutuador, cada um conectado a um DFIG, este sistema converte a energia contida nas correntes marítimas e ondas oceânicas em energia elétrica. O objetivo do trabalho é realizar o acomplamento elétrico do sistema, avaliar a operação do sistema hidrocinético com velocidade de correntes marítimas de 0.8 e 2.5 m/s, e para o flutuador avaliar as condições de operação em que apresentam ondas com alturas variando de 1 a 3 metros e períodos de 1 a 8 segundos. A modelagem possibilitou avaliar os parâmetros para operação de sistemas de conversão de energia oceânica e os resultados mostraram que os controladores modelados para o sistema atuaram de maneira eficaz e satisfatória, pois as potências geradas em todas as condições de operação do sistema cumpriram os requisitos para a máquina de indução, que permitem variações de até 30% da potência nominal do gerador, aproximadamente. O sistema hidrocinético operou em velocidade subsíncrona e próximo da síncrona e o flutuador em velocidade subsíncrona e supersíncrona.
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RICARDO SILVA BORGES
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IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA VERIFICAÇÃO DO AJUSTE DO LANÇADOR EM LANÇAMENTOS DE FOGUETES NÃO-GUIADOS
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Data: 26/04/2019
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Durante lançamentos de foguetes não guiados é fundamental analisar os diversos requisitos de missão para que ocorra sucesso na trajetória de voo. Nos últimos anos, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) tem realizado, inúmeras operações com veículos suborbitais estabilizados aerodinamicamente sem controle ativo de atitude. Dessa forma é de suma importância o correto apontamento do lançador, ou seja, valores de azimute e elevação ajustados para compensar os efeitos das perturbações causadas pelo vento. A utilização de uma ferramenta de simulação é primordial para reproduzir o ambiente e condições de voo, que não podem ser reproduzidos em laboratório. Neste trabalho é apresentada uma ferramenta computacional de simulação de voo para lançamentos de foguetes não guiados. Esta ferramenta descreve o lançamento do veículo aeroespacial desde o trilho de lançamento até o ponto de impacto do foguete em solo, e também descreve os diversos parâmetros de voo, como posição e velocidade, permitindo estudos de dinâmica de voo. Os resultados da simulação foram comparados com o software ROSI para o mesmo foguete e as mesmas condições iniciais de lançamento, onde os resultados obtidos são bastante semelhantes. Algumas diferenças exibidas foram devidas aos modelos diferentes empregados por ambos os simuladores. Além da implementação e validação do simulador, também foi realizada a simulação da metodologia do software Guará em conjunto com o simulador, para verificar se o ajuste do lançador, fornecido pelo software, está sendo calculado adequadamente, uma vez que as simplificações que o mesmo adota para calcular os ângulos de azimute e elevação compensados podem degradar a eficácia do ajuste. Os resultados do simulador em conjunto com a metodologia do Guará foram obtidos para dois foguetes não guiados, onde foi identificado que, devido às simplificações que software Guará adota no CLA, nem sempre os ajustes são eficazes para aproximar o ponto de impacto ajustado do ponto de impacto nominal. Os resultados alcançados neste trabalho sugerem como utilização de um simulador pode vir em auxilio da Segurança de Voo durante uma campanha de lançamento.
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SANDRA ELOI FERREIRA NOGUEIRA
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REDES NEURAIS ARTIFICIAIS APLICADAS A LIMPEZA DE PERFIS DE RETARDO DE POTÊNCIA DO CANAL RÁDIO MÓVEL NA FAIXA 2.5 GHZ
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Data: 11/03/2019
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A dispersão temporal é um dos problemas intrínsecos do multipercurso que afeta a integridade do sinal e uma das formas de combatê-lo é através do conhecimento dos parâmetros de retardo médio e espalhamento de retardo RMS, os quais, são extraídos do perfil de retardo de potência. Esses parâmetros precisam ser estimados com determinada acurácia, pois deles dependem outros dados, tais como, equalizadores, prefixo cíclico, banda de coerência, taxa de erro de bits (BER), taxa de transmissão de dados, dentre outros, que são utilizados no projeto de sistemas wireless. Essa acurácia é diretamente dependente da quantidade de multipercursos válidos encontrados no perfil de retardo de potência. Portanto a limpeza do perfil de retardo é uma etapa importante dentro da caracterização do canal, tão tal, que é crescente o número de estudos realizados utilizando diversas técnicas de filtragem: Constante False Alarm (CFAR) [1] , [2] e [3] , CLEAN [4] [5] e WAVELET [6] , a fim de, identificar os multipercursos válidos de ruídos impulsivos. Logo, este trabalho propõe, o uso de uma técnica alternativa de limpeza de perfil de retardo de potência, usando redes neurais artificiais para identificação e eliminação do ruído impulsivo. A técnica de filtragem utilizando a RNA com arquitetura feed-forward através do algoritmo back-propagation foi testada e comparada com os resultados produzidos pela técnica CFAR. Os testes usando a RNA foram realizados em cinco diferentes ambientes de propagação, incluindo regiões urbanas, semi-urbanas, rurais e com predominância de vegetação, em diferentes frequências de transmissão. A técnica neural demonstrou melhor eficácia com acurácia média de 91,38% e, consequentemente, valores mais satisfatórios que a CFAR quanto a identificação dos multipercursos válidos. Os resultados dos parâmetros de dispersão temporal Mean Excess Delay and RMS Delay Spread obtidos pela nova técnica apresentaram valores adequados quando comparados com a CFAR e também com os valores descritos na norma da ITU-R P.1411-9.
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THALLYS ANDERSON MACHADO FERREIRA
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DETECÇÃO E ISOLAMENTO DE FALHAS NO SISTEMA DE ATUAÇÃO DE FOGUETES UTILIZANDO GRAFOS DE LIGAÇÃO (BOND GRAPH)
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Data: 25/09/2019
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Com o incremento de novos estudos e desenvolvimento de novas tecnologias, os sistemas modernos ficaram mais complexos, contudo, tais equipamentos ainda ficam suscetíveis a falhas. Quando estas falhas são previamente identificadas, o processo de manutenção se torna mais simples e barato. Com o propósito de determinar algumas características da falha, tais como tipo e localização, algumas técnicas de detecção e identificação de falhas são conhecidas e propostas por meio de métodos orientados a dados e baseados em modelo [9]. As técnicas baseadas em modelo impõem ao sistema robustez com a detecção rápida e isolamento das mesmas [6,9]. Este trabalho busca estudar a detecção e isolamento de falhas (FDI) no sistema de atuação de foguetes por modelagem em Grafos de Ligação (Bond Graph, BG) no software 20-sim. O Grafos de Ligação é bastante intuitivo, pois se baseia no princípio de conservação de energia que gera equações do sistema e a representação gráfica facilita o desenvolvimento do método FDI [36]. O processo de identificação das falhas consiste em dois passos. O primeiro passo estabelece as equações constitutivas a partir do BG para cada junção ligada a um sensor, enquanto o segundo passo trata da elaboração de uma matriz de falha que permite verificar cada sinal de falha e de acordo com a assinatura isolá-la [24]. Para este trabalho será apresentada a servoválvula eletrohidráulica numa estrutura de modelagem BG que facilita derivar modelos analíticos, eliminando as variáveis desconhecidas e gerando Relações Analíticas de Redundância (ARR) que são restrições derivativas que fornecem os dados para a matriz de falha.
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VAGNER CUTRIM MENDES
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ANÁLISE DE VIBRAÇÃO NO TRANSPORTADOR DO FOGUETE: MODELAGEM ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÃO EM ESPAÇO DE ESTADOS E GRAFOS DE LIGAÇÃO.
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Data: 13/09/2019
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Este trabalho apresenta um estudo de vibração do foguete no momento em que o mesmo é transportado para o Setor de Preparação de Lançamento (SPL) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O estudo é feito através de um protótipo que contém um microcontrolador e um acelerômetro, ambos trabalhando de forma integrada para coletar e armazenar dados referentes as variações na aceleração do foguete transportado. Os dados serão usados para comparar com um modelo da suspensão do transportador obtidos através de representação em espaço de estados e em grafos de ligação, assim, vamos obter as equações que descrevem o sistema dinâmico da suspensão do transportador e por fim, interpretar os resultados obtidos.
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WALDENÊ DE MELO MOURA
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DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA VOOS SUBORBITAIS
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Data: 08/07/2019
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Este trabalho tem como foco, o desenvolvimento de um sistema de baixo custo para voos suborbitais que possibilite a medição das variáveis inerciais de um veículo espacial (ângulos de atitude, pressão, temperatura e altitude), bem como a captura das imagens a bordo, enviando todas as informações capturadas, em tempo real, para uma estação em Terra. Para implementação do projeto, definiu-se componentes eletrônicos comerciais de baixo custo (sensores, microcontroladores e microprocessadores) e buscou-se desenvolver e fazer a integração de uma carga útil a ser embarcada em foguetes. Fez-se necessário também, o desenvolvimento de softwares embarcados e de apoio em solo, permitindo assim, o acompanhamento e gravação das informações capturadas para posterior análise. Com isso, chegou-se a um bom desempenho nos valores observados considerando as limitações impostas pelas condições de velocidade de transmissão de dados disponíveis nos veículos suborbitais.
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WELDYS DA CRUZ SANTOS
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ANÁLISE DA QUALIDADE DO SOFTWARE MÍNIMO POR MEIO DA ELUCIDAÇÃO PRIORIZADA DE REQUISITOS
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Data: 19/06/2019
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Em um mundo onde a Engenharia de Software não tem mais o privilégio de anos de planejamento, desenvolvimento e testes, uma vez que as startups tem uma velocidade diferente para o que precisa ser desenvolvido e os futuros clientes dessas startups precisam de soluções cada vez mais específicas para ter em seus aparelhos com espaço em disco reduzido e com cada vez menos tempo para aprender a utilizar algo, esta pesquisa propôs justamente a possibilidade de criar softwares com um escopo mais reduzido, mas que atenda perfeitamente o que o usuário final precisa e o que o cliente poderá pagar, com uma otimização de tempo com elucidação de requisitos e com a análise da qualidade do software. A investigação de pesquisa realizou laboratórios com startups que pudessem abrir seus requisitos de software e que pudessem também modificar a trilha de desenvolvimento para se adequar ao método proposto. A partir das análises e discussões de resultados, o trabalho demonstrou que o software “suficientemente pronto” é viável quando os requisitos são bem coletados, analisados e descritos dentro do método proposto para o desenvolvimento.
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