Projeto Político Pedagógico

      O egresso do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos é o profissional com a competência para planejar serviços, implementar atividades, administrar e gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente na indústria de alimentos. Este profissional é capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, de forma racional e sustentável, com o intuito de resolver problemas e contribuir com a melhoria dos processos na indústria de alimentos, podendo ainda atuar na área de pesquisa e desenvolvimento, em instituições de ensino, pesquisa e consultorias.

      O tecnólogo em alimentos poderá atuar em:

  • Indústrias alimentícias de produtos agroindustriais; 
  • Empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; 
  • Indústrias de aproveitamento de resíduos; 
  • Instituições de pesquisas científicas e tecnológicas, como colaborador e como professor de disciplinas de sua área de formação;
  • Empresas do ramo alimentício como padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, frigoríficos, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, dentre outros, prestando serviços técnicos especializados; 
  • Laboratórios de análises físicos- químicas, sensoriais, microbiológicas e de determinação analítica da constituição química dos alimentos e suas propriedades alimentares de produtos de origem animal e vegetal;
  • Instituições de inspeções sanitárias;
  • Empresas de consultoria para elaboração de projetos, programas de trabalho e de processos industriais.

Competências:

  • Supervisão e controle na seleção e armazenamento da matéria-prima e de produtos acabados; 
  • Coordenação, organização e realização do controle de qualidade e padronização no processo de industrialização; 
  • Supervisão e controle dos processos de higienização dos equipamentos e instalações industriais; 
  • Análises químicas e físico-químicas, químico-biológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais;
  • Planejamento e controle das qualidades nutricional e dietética das matérias primas e dos produtos acabados;
  • Aplicação e controle dos processos físicos, químicos, bioquímicos e microbiológicos inerentes à tecnologia de alimentos;
  • Supervisão, condução e controle de operações e processos industriais;
  • Aplicação da legislação reguladora de atividades e de produtos; 
  • Supervisão e controle dos tratamentos de substâncias residuais inerentes à industrialização de alimentos;
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos na área de processamento de alimentos; Planejamento, desenvolvimento e otimização das operações unitárias;
  • Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica em indústrias de alimentos;
  • Elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito de suas atribuições.

 

Habilidades:

  • Capacidade para gerenciar ambientalmente o negócio, principalmente quando do preparo de alimentos, pois se torna aconselhável analisar as diferentes tarefas e determinar a ordem de sua execução para que o trabalho possa ser realizado de maneira eficaz e eficiente.
  • Capacidade profissional para escolher equipamentos e utensílios adequados a cada tarefa relacionada ao preparo e manuseio dos alimentos. 
  • Capacidade para selecionar os alimentos, tendo em vista que os mesmos têm a finalidade de fornecer ao corpo humano energia e material destinado à formação e manutenção do tecido ao mesmo tempo em que regulam o funcionamento dos órgãos.
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Gestores do Curso

 O Gestor do curso será representado pelo professor coordenador do Curso.

Colegiado do Curso 

      O Colegiado de Curso é o órgão de natureza consultiva, deliberativa e normativa nos assuntos que tratam do ensino, pesquisa e extensão do curso, sendo regido pelo Regulamento dos Colegiados de Curso da Universidade Estadual do Maranhão. O Colegiado do Curso é composto pelo coordenador do Curso, seu presidente nato; por quatro professores que integram o curso de graduação; e por um representante discente, indicado pelo corpo discente do curso. O representante estudantil tem mandato de um ano, com direito a uma recondução. Compete ao Colegiado de Curso, no âmbito do respectivo curso: 

  • Definir o projeto pedagógico do curso de graduação, com atualização contínua; 
  • Sugerir alterações no currículo do curso e deliberar sobre o conteúdo programático de cada disciplina e atividade, incentivando a interdisciplinaridade; 
  • Promover a avaliação periódica do curso, na forma definida pela administração superior, integrando-se ao sistema de avaliação institucional; 
  • Decidir, em grau de recurso, sobre aceitação de matrículas de alunos transferidos ou portadores de diplomas de graduação, aproveitamento de estudos, adaptação e dispensa de disciplinas, de acordo com o Estatuto, o Regimento Geral e demais normas aplicáveis;  
  • Deliberar, em primeira instância, sobre os projetos de ensino, pesquisa e a extensão; 
  • Desenvolver e aperfeiçoar metodologias próprias para o ensino, pesquisa e extensão; 
  • Promover e coordenar seminários, grupos de estudos e outros programas para o aperfeiçoamento de seu quadro docente, assim como indicar, à Reitoria, professores para participarem de cursos de pós-graduação;
  • Encaminhar às Diretorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação e Extensão, por meio da Coordenadoria de Curso; os problemas relativos à atuação didático-pedagógica dos respectivos professores;
  • Exercer as demais funções que lhe forem delegadas. O Colegiado de Curso reúnese, em sessão ordinária, uma vez durante o semestre letivo e, em sessão extraordinária, sempre que for convocado pelo Coordenador do Curso. 

 

Núcleo Docente Estruturante

      O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo responsável pela criação, implantação e consolidação do projeto pedagógico dos cursos de graduação. O NDE do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos é composto pela Coordenadora do Curso, Profª Ms. Fabiana Brito Cantanhede, sua presidenta, e quatro membros do corpo docente do curso, todos com titulação stricto sensu. Os membros do NDE são escolhidos em reuniões gerais de professores, envolvendo todo o corpo docente. A escolha obedece aos seguintes critérios:

  • Disponibilidade; 
  • Vínculo com o curso; 
  • Titulação. 

      A lista de membros é então transmitida ao Colegiado do Curso, para ratificação e publicação em ata. Os membros do NDE mantém entre si constante comunicação, em reuniões parciais ou gerais, ou via e-mail. Todos os aspectos do curso são alvo de discussão, do planejamento e implementação à realização e avaliação. Essas discussões se concentram, mas não se limitam ao NDE, já que todo o corpo docente é constantemente convocado. O NDE se reúne em reunião formal registrada em ata semestralmente, momento em que todos os questionamentos e sugestões recolhidos ao longo do período são discutidos. As ações são então deliberadas, registradas em ata e transmitidas ao Colegiado do Curso.

 

Corpo técnico-administrativo atual disponibilizado para o curso

a) Coordenador do curso

  • Articular as equipes de elaboração de disciplinas; 
  • Acompanhar a implantação das disciplinas; 
  • Realizar a mediação entre os vários agentes envolvidos: UnB e polos; 
  • Montar o cronograma de atividades; 
  • Realizar a seleção de tutores; 
  • Acompanhar a formação de tutores; 
  •  Avaliação da implementação do PPC.

 b) Coordenador de Tutoria

  • Participar das atividades de capacitação e atualização;
  •  Acompanhar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de tutores, em conjunto com o coordenador de curso; 
  • Acompanhar as atividades acadêmicas do curso; 
  • Verificar in loco o bom andamento dos cursos; Coordenação Geral Coordenação de Curso Coordenação de Tutores Assistentes de Curso 
  •  Informar para o coordenador do curso qual a relação mensal de tutores aptos e inaptos para recebimento de bolsas; 
  •  Acompanhar o planejamento e desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos tutores envolvidos no programa; 
  •  Acompanhar e supervisionar as atividades dos tutores; 
  •  Encaminhar à coordenação do curso relatório semestral de desempenho da tutoria.

 c) Assistente de Curso 

  • Prestar assistência técnica e administrativa aos estudantes no âmbito das atividades educacionais; 
  • Atender as solicitações referentes ás situações pedagógicas do curso;
  • Alimentar o SA/UEMA com dados dos estudantes; 
  • Dar subsídio á preparação das capacitações e dos Encontros de Tutores; 
  • Monitorar a realização das atividades de ensino dos alunos; 
  • Formalizar e acompanhar processos requeridos pelos estudantes; 
  • Verificar prazos de matrícula, reintegração, readmissão e demais casos especiais;
  •  Informar os alunos sobre as atividades disponíveis no AVA, data das avaliações, inicio e fim das disciplinas;
  • Acompanhar as atividades pedagógicas no AVA, incluindo Prática Profissional, verificando a participação dos estudantes nas disciplinas, sistematizando o relatório de acompanhamento. 

      Esse fluxo de gestão será realizado com o apoio do aparato de intermediação tecnológica do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET.

Eventual necessidade de admissão do corpo técnico-administrativo

      A admissão só será feita caso surjam necessidades de substituição dos integrantes.

       A avaliação é entendida como um processo de acompanhamento do aluno em seu aprendizado, servindo também para reorientar o processo de ensino-aprendizagem quanto: ao momento e à adequação dos materiais fornecidos, ao desempenho da tutoria, às orientações acadêmicas e à necessidade de materiais de reforço.

       Na Educação a Distância a avaliação deve propiciar reflexões e a transformação da prática profissional, não se constituindo, em um mero mecanismo para o desenvolvimento de capacidades. Requer, portanto, uma grande articulação e responsabilização de todos aqueles envolvidos nos processos de ensinar e aprender.

       A avaliação deverá, por conseguinte, se constituir num processo contínuo, cumulativo, sistemático e flexível e abranger as atividades desenvolvidas pelos estudantes nos momentos presenciais e a distância, bem como os recursos e métodos utilizados pelos professores e tutores no processo ensino-aprendizagem. A avaliação não pode ser entendida, portanto, como um simples processo de classificação de “aprovado” ou “reprovado”, mas, como uma possibilidade real de incentivar o estudante a buscar novas aprendizagens.

      Nesse contexto, a avaliação é concebida como parte do processo de produção do conhecimento, devendo considerar o desempenho do estudante numa perspectiva processual e contínua que o avalie como ser criativo, autônomo, participativo e reflexivo. Assim, o processo de avaliação será desenvolvido ao longo de cada disciplina e de cada período, conforme determinado no calendário do curso, oportunizando o acompanhamento da aprendizagem de cada estudante.

       Serão utilizados mecanismos e instrumentos diversificados de avaliação de forma que possibilitem, ao máximo, o acompanhamento do desempenho do estudante nas diferentes atividades desenvolvidas. Considerando os recursos tecnológicos disponíveis para os cursos do UEMANET, a avaliação pode ser efetivada como um processo contínuo na ambiência de ensino-aprendizagem. Assim, o planejamento da avaliação deverá propiciar a verificação contínua do progresso dos estudantes e as formas de suporte pedagógico a oferecer.

       Além disso, deve favorecer a tomada de decisões participativas, onde o professor, o tutor a distância e o tutor presencial possam refletir conjuntamente, e, com o próprio estudante, sobre os aspectos que precisam ser melhorados e/ou reforçados. O estudante deverá ter autonomia de estudo e domínio crescente dos conteúdos. Tanto o professor quanto os tutores devem facilitar e estimular as conquistas e o crescimento pessoal e profissional do estudante, exercendo o papel de mediador das aprendizagens.

  1. Sistemáticas de Avaliação

A sistemática de avaliação acadêmica adotada no Curso estará de encontro a metodologia aplicada pela modalidade a distância, que se desenvolve a partir de um conjunto de atividades e procedimentos e estará presente durante todo o curso, a partir de um conjunto de atividades virtuais e presenciais.

  • Atividades de natureza virtual: Conjunto de atividades avaliativas expostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Estas propõem que o aluno realize tarefas e as envie ao tutor a distância, dentro dos prazos estabelecidos. Constam de fóruns, atividades, entre outras; 
  • Atividades de natureza presencial: São diversas as formas de avaliar o estudante de modo presencial, como:
  • Prova Presencial (PP): a prova acontecerá no último final de semana do desenvolvimento da disciplina e será composta por questões de múltipla escolha e discursivas;
  • Prova de Segunda Chamada (P2aC): o aluno tem até três dias úteis após a avaliação presencial de sua turma para realizar a solicitação sobre provas de segunda chamada. Para isso, deve identificar-se sempre especificando o curso e turma e atentar para algumas informações indispensáveis à solicitação: data, nome da disciplina; nome do professor; nome do seu tutor a distância; 
  • Aulas práticas: Estas poderão ocorrer, de forma programada pelo professor da disciplina, que comunicará a coordenação do curso antecipadamente, para que os alunos sejam comunicado pelo Tutor a Distância. Estas aulas poderão ocorrer no campo de atuação deste profissional. 
  • Recuperação: é destinada somente para o estudante que não alcançou média igual ou superior a 7 (sete) na avaliação da disciplina cursada. A prova de recuperação envolve todo o programa da disciplina e é realizada após o encerramento da disciplina. Tem nota variável de 0 a 10 (zero a dez) com peso de 100%.
  • Prova final (PF) é destinada somente para o estudante que não alcançou média igual ou superior a 7(sete) na avaliação da disciplina cursada. A prova final envolve todo o programa da disciplina e é realizada após o encerramento do período letivo, em prazo fixado no calendário acadêmico. Tem nota variável de 0 a 10 (zero a dez) com peso de 100%. 

       Quanto ao cálculo da nota nas disciplinas, as atividades virtuais são avaliadas pelo tutor a distância e todas as provas são corrigidas pelos tutores a distância.

       A nota nas disciplinas é calculada considerando o peso de 40% para atividades avaliativas virtuais e 60% para provas presenciais:

      Para cada atividade avaliativa, seja de natureza virtual ou presencial, é emitida uma nota variável de 0 a 10 (zero a dez), considerando o peso (percentual) de cada uma delas. É considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média igual ou superior a sete (7,0).

      A revisão de notas é concedida ao estudante desde que seja solicitada ao Coordenador de Curso no prazo de 03 (três) dias úteis, contados da divulgação do resultado. Deverá ser realizada pelo Tutor a Distância, responsável pela sua emissão, em até 3 (três) dias úteis. Ratificada a decisão do Tutor a Distância responsável pela nota, cabe recurso à Coordenação do Curso, no prazo de 3 (três) dias úteis, a partir do conhecimento do indeferimento. Confirmada a validade do pedido do recurso, deve ser designada, pela Coordenação, uma comissão de 3 (três) professores, dotados de conhecimento na matéria objeto de revisão, da qual não faz parte o Tutor a Distância responsável pela emissão da nota em questão, e tem, a comissão, prazo de 5 (cinco) dias úteis para apresentar relatório à Coordenação do Curso, que se pronuncia no prazo de 10 (dez) dias úteis, em decisão final.

       2. Avaliação dos Subsistemas de EaD

      A avaliação dos subsistemas de EaD presentes no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem por objetivo controlar e aprimorar as etapas do processo pedagógico para garantir o alcance dos objetivos propostos para o curso. Para tanto, aplicar-se-á avaliação 360 graus, de forma continuada, realizada pelos atores do processo ensino-aprendizagem, entre eles, estudantes, professores tutores, professores conteudistas, professores formadores e coordenador do curso, contemplando os seguintes aspectos: 

  • Desempenho do estudante; 
  • Desempenho dos professores-tutores;  
  • Desempenho dos professores formadores; 
  • Adequação do sistema de tutoria; 
  • Adequação do ambiente virtual de aprendizagem; 
  • Qualidade do material impresso e da multimídia interativa; 
  • Qualidade e adequação do atendimento administrativo; 
  • Desempenho da coordenação do curso e 
  • Eficácia do programa.

 Como instrumentos de avaliação serão utilizados:

  • Prova 
  • Seminário 
  • Trabalhos / Artigos científicos 
  • Participação nos recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, visitas técnicas e demais atividades propostas pelo professor formador.

       A estrutura de EaD projetada para o curso possibilita a integração das ações dos atores de EaD, possibilitando controle e sinergia no processo ensino-aprendizagem, assim como a prática de acompanhamento efetivo do estudante e sua avaliação em dimensão sistêmica e continuada. Os resultados das avaliações deverão ser utilizados com a função de retroalimentar os subsistemas de EaD objetivando o aprimoramento e novos patamares de qualidade e eficácia.

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