Projeto Político Pedagógico

      O mínimo que se exige de um professor é que ele seja capaz de refletir sobre a educação escolar, de interrogar os sentidos vários do trabalho educativo, de compreender as razões que conduziram à profissionalização do seu campo acadêmico. O educador deve ser capaz de sentir os desafios do tempo presente, de pensar as suas ações nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar na construção de uma escola mais atenta à realidades dos diversos grupos sociais.

      A ação educativa para o desenvolvimento de competência a e habilidades só existe a partir dessa dupla possibilidade, que implica novos entendimentos da ação educativa e da historicidade dessa ação educativa. Trata-se, no primeiro caso, de romper com uma visão “natural” que oculta a historicidade da reflexão pedagógica e impede a compreensão da forma como se construíram os discursos científicos na área educativa; trata-se no segundo caso, de aceitar que a historia da ação educativa não é apenas um objeto que podemos estudar, mas sobretudo uma relação com o passo mediada por uma forma específica de discurso escrito.

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      Propõe-se que a identidade do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente seja caracterizada pela indissociabilidade entre a teoria e a prática, relativa ao processo educativo, ocorrido nas instituições escolares dos diversos sistemas onde o futuro professor irá atuar como profissional da educação básica. Este profissional deve possuir conhecimento para pesquisar, diagnosticar, analisar, compreender, acolher, resignificar, redefinir e apontar possibilidades para a atuação dos profissionais da educação em seu campo de trabalho através das seguintes competências e habilidades.

  • Compreender o caráter histórico, sócio-político e cultural da educação, de modo a direcionar o trabalho pedagógico para ajudar a construir uma sociedade mais justa, humana e democrática;
  • Identificar as necessidades a aspirações da sociedade no tocante a educação escolar empenhando-se na luta pela democratização dos conhecimentos científicos, histórico-cultural na construção de uma escola pública de qualidade; 
  • Refletir e reconstruir, permanentemente, sua prática, desenvolvendo uma atitude atualizada e mudanças inovadoras na prática educativa. 
  • Comprometer-se com o seu processo de formação continuada, desenvolvendo uma atitude favorável para a atualização de mudanças inovadoras na prática educativa.

      As metodologias a serem utilizadas no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, na modalidade de Educação a Distância são múltiplas, visto que se ajustarão às propostas das disciplinas, às singularidades da educação a distância e aos princípios epistemológicos que regem a ação pedagógica do Programa.

  • Tutoria

      A Tutoria é uma atividade de acompanhamento do estudante por um tutor com a ajuda de professores da equipe multidisciplinar ao longo da realização do Curso. O tutor é um profissional devidamente selecionado, a partir de critérios pré-estabelecidos, que orienta e acompanha os estudantes na sua trajetória durante todo o curso. Auxilia nas atividades de cada disciplina, devendo para tanto, possuir domínio dos conteúdos e atitudes coerentes com a sua função.

       No desenvolvimento do Programa os alunos serão acompanhados por 01(um) tutor presencial, 01(um) tutor à distância e pelo professor de cada disciplina.

      Cada Tutor acompanhará em média, 25 alunos, promovendo diferentes atividades que poderão ser desenvolvidas através de orientações a distância e de encontros presenciais. Além desses encontros, os Tutores poderão realizar visitas às escolas e atender aos estudantes toda vez que for necessário. O tutor tira as dúvidas, discute questões relevantes do Curso e da formação dos estudantes, animando-os num clima de confiança e crescimento.

  • Vídeo-aulas

      É uma produção de vídeo onde o professor, especialista em uma determinada atividade, demonstra conceitos e técnicas, relativos à sua disciplina.

  • Videoconferência

      É um recurso utilizado para o grupo se comunicar através do computador e além de ter o contato visual, será possível falar e ouvir, realizar a apresentação de PowerPoint, tendo em vista discutir temas em determinadas disciplinas.

  • Fóruns e Chats

      O fórum é uma interface realizada por meio de um quadro de mensagens, direcionadas a pessoas habilitadas ao acesso das mesmas. As mensagens são estruturadas de forma hierárquica, apresentando os assuntos em destaque. Apesar dessa hierarquia, o fórum traz o potencial do meio digital, por permitir dinâmicas hipertextuais e agregação de várias mídias.

  • Colegiado de Curso

      Conforme definido no Estatuto da Universidade Estadual do Maranhão, Art. 52,Os Colegiados de Curso são órgãos deliberativos e normativos dos Cursos e terão a seguinte composição:

I – o Coordenador do Curso, como seu presidente;

II – representantes dos Departamentos cujas disciplinas integrem o curso, na razão de um docente para cada quatro disciplinas, ou fração;

III – dois representantes do corpo discente, eleitos por seus pares. Parágrafo único. Os representantes a que se refere o inciso II e seus suplentes serão integrantes da Carreira do Magistério Superior da UEMA e escolhidos por eleição, entre os seus pares, nas Assembleias Departamentais.

Art. 53. O mandato dos membros dos Colegiados de Curso será:

I – de dois anos ou enquanto permanecer no cargo, no caso do membro a que se refere o inciso I do art. 52 deste Estatuto; 

II – de dois anos ou enquanto ministrarem disciplinas no Curso, no caso dos membros a que se refere o inciso II do art. 52 deste Estatuto;

III – de um ano para os representantes do corpo discente, com matrícula e frequência regular

 

  • Núcleo Docente Estruturante

      A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Resolução n.º 826/2012-CONSUN/UEMA, cria e regulamenta o Núcleo Docente Estruturante (NDE) no âmbito dos cursos de graduação da UEMA. O NDE tem função consultiva, propositiva e de assessoramento sobre matéria de natureza acadêmica na operacionalização do Projeto Pedagógico do Curso; e todas as suas proposições deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso.

  • Corpo técnico-administrativo atual disponibilizado para o curso

      O Curso dispõe do seu coordenador, assistente de Curso, secretário virtual e um professor pesquisador responsável pelas Práticas de Ensino, bem como um coordenador de tutoria. Considerando a estrutura física do Núcleo de Tecnologias para Educação desta IES, os Cursos na modalidade a distância se utilizam das equipes técnicas, pedagógicas, T.I, D,E, Estúdio, e logística dentre outros para dar suporte ao funcionamento do curso no tocante as suas necessidades. Além do corpo técnico do Departamento e Centro na qual o curso está vinculado. O Núcleo promove o atendimento logístico para que as disciplinas sejam oferecidas em tempo hábil e o Curso atenda ao cronograma estabelecido.

  • Eventual necessidade de corpo técnico-administrativo

       As atividades serão desenvolvidas com as equipes já existentes no Núcleo e serão administrativamente e pedagogicamente apoiadas pelos colaboradores do referido curso. Não tendo a princípio necessidade de contratação.

      Além da realização das atividades de avaliação corresponde a cada um dos módulos ao longo do processo e obedecendo as normas legais para o funcionamento de cursos a distância, a avaliação de desempenho do aluno vai incluir o resultado de provas presenciais e da apresentação de um trabalho de final de curso. A atividade de avaliação do módulo deverá ser realizada quando finalizar o estudo do módulo e encaminhada ao tutor para ser corrigida e valorada de acordo com o aproveitamento. O resultado do processo de avaliação deverá ser expresso em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas e conforme os seguintes critérios:

  • PROVA PRESENCIAL 60,00% 
  • TAREFA 20,00% QUESTIONÁRIO 10,00% 
  • NOTA DE PARTICIPAÇÃO (CHAT,PAINEL) 4,00% 
  • PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS 4,00% 
  • PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO TEMA 2,00% 
      Para que seja aprovado no conjunto dos módulos, o aluno deverá ter obtido no mínimo nota igual ou superior a 7.0 (sete).
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