Projeto Político Pedagógico

O Licenciado em Matemática é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Matemática. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Matemática, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.  

O Licenciado em Matemática trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.   

 

O Curso de Matemática Licenciatura da UEMA Campus Bacabal pretende garantir ao egresso do curso Matemática Licenciatura uma sólida formação acadêmica que possibilite a ampliação do raciocínio lógico, postura crítica e capacidade de resolver (individual ou coletivamente) problemas (BRASIL, 2001) de forma a prepará-lo para enfrentar os desafios sócio-econômicos do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, desenvolvendo as seguintes competências e habilidades:

 Aprender e ensinar Matemática de forma autónoma e contínua

As competências para contemplar tal aspecto do perfil são:

 Interagir com fontes diretas (observação e coleta de dados em situações "naturais" e experimentais); s/ Interagir com fontes indiretas (os diversos meios de comunicação, divulgação e difusão:

abstracts, relatórios técnico-científicos, relatos de pesquisa, artigos de periódicos, livros, folhetos, revistas de divulgação, jornais, arquivos, midia eletro-eletrônica e outras, específicas da comunidade científica ou não);

 Realizar o duplo movimento de derivar o conhecimento das açöes e as ações do conhecimento disponível;

 Selecionar e examinar criticamente essas fontes, utilizando critérios de relevância, rigor, ética e estética.

 Produzir e divulgar conhecimentos matemáticos, tecnologias, serviços e produtos

As competências para contemplar tal aspecto do perfil são:

v/ Identificar problemas relevantes,

Planejar procedimentos adequados para encaminhar a resolução desses problemas; v/ Implantar o planejamento realizado,

 Relatar/apresentar trabalhos realizados;

 Avaliar o impacto potencial ou real das novas propostas, considerando aspectos técnicocientíficos, éticos e políticos.

 Empreender formas diversificadas de atuação profissional na Educação Matemática As competências para contemplar tal aspecto do perfil são:

 Identificar problemas passíveis de abordagem na área de atuaçäo profissional;

 Propor soluções para os problemas identificados,

Identificar novas necessidades de atuação profissional;

Construir possibilidades de atuação profissional frente às novas necessidades detectadas;  Comprometer-se com os resultados de sua atuação profissional.

 Atuar inter/multi/transdisciplinarmente na Educação Básica As competências para contemplar tal aspecto do perfil são:

v/ Dominar conhecimentos e habilidades da área específica;

v/ Dominar conhecimentos e habilidades gerais e básicas de outras áreas;

 Relacionar conhecimentos e habilidades de diferentes áreas;

 Extrapolar conhecimentos e habilidades para diferentes situações dentro de seu campo de atuaçäo profissional;

•/ Trabalhar em equipes multidisciplinares.

 Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural, com responsabilidade sócio-ambiental

As competências para contemplar tal aspecto do perfil são.

 Compreender as relações homem, ambiente, tecnologia e sociedade;

 Identificar problemas a partir dessas relações;

 Propor/implantar soluções para esses problemas (articular conhecimentos, selecionar/desenvolver/implantar tecnologias, prover educação ambiental, implementar leis de proteção ambiental),

 Pautar-se na ética e na solidariedade, enquanto ser humano, cidadão e profissional docente As competências para contemplar tal aspecto do perfil são:

 Conhecer/respeitar o outro;

Conhecer/respeitar os direitos individuais e coletivos;

 Respeitar as diferenças culturais, políticas e religiosas;

 Desenvolver habilidades básicas de comunicação, negociação e cooperação;  Cumprir deveres ou responsabilidades assumidas.

 Trabalhar em equipe, aberto para práticas educativas interdisciplinares;

O desafio de formar professores para atuar em Matemática na Educação Básica será assumido em sua multidimensionalidade pelo Campus de Bacabal da Universidade Estadual do Maranhão que, em sua articulação orgânica e curricular, vai buscar a superação da fragmentação e desarticulação dos conteúdos de Matemática, comprometendo-se em maximizar as aprendizagens efetivas. Reitera-se, que as açöes educativas vão fazer interagir os diferentes saberes e linguagens matemáticas dos acadêmicos num espaço didático preparado para as heterogêneas e plurais diversidades individuais em movimento num processo educativo/coletivo fundamentado no exercício da vida cidadã, com dignidade. Os conteúdos de Matemática contemplam unidades didáticas desenvolvidas no Ensino Fundamental e Médio, além de outros específicos do Ensino Superior, como, por exemplo, práticas de ensino da Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e outros constantes na matriz curricular.

 Referendando-se nas Normas Gerais do Ensino de Graduação desta IES a escolha e organização dos conteúdos matemáticos para a formação de professores de Matemática pauta-se nas orientações didáticas que seguem:

 Contextualização e reflexão crítica dos conteúdos curriculares à luz das práticas sociais; â Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

 Interdisciplinaridade como abordagem teórico-metodológica que favorece a articulação dos saberes específicos de Matemática à dinâmica de outras áreas da Ciência, evitando-se a pulverização e a fragmentação de conhecimentos científicos;

 Flexibilidade metodológica utilizando a investigação científica como norte orientador do processo de construção de conhecimentos;

 Adoção de tecnologias educacionais diversificadas para tornar mais compreensível os conceitos, leis ou fórmulas matemáticas;

 Rigorosidade científica no processo de elaboração e socialização dos conhecimentos matemáticos  Práticas avaliativas diversificadas que não se limitam à repetição mecânica de fórmulas matemáticas, mas que sejam capazes de mensurar o percurso cognitivo do aprendizado;

 Assunção da ética como orientadora das ações educativas;

O grau de especificidade das disciplinas de núcleo comum, específico e livre da organização curricular do curso Matemática Licenciatura do Campus Bacabal, Interagindo entre si com práticas educativas dialéticas, interdisciplinares, investigativas elou extensionistas ampliará e diversificará o trabalho docente com responsabilidades negociadas e compartilhadas num esforço coletivo de todos os sujeitos envolvidos neste processo educativo relevante. Logo o conjunto de proposições curriculares apresentadas neste projeto, cujo foco incide sobre a formação de docentes em Matemática subsidiada pela investigação científica nas práticas sociais, promoverá a constituição de um processo dialético de saberes didático-matemáticos em ambientes formativos (virtuais ou não) favoráveis à construção/desconstrução/reconstrução de conhecimentos sólidos e úteis à docência em Matemática na Educação Básica.

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O Curso Matemática Licenciatura estará a cargo de um Diretor, assessorado por um Colegiado de Curso. O Diretor do Curso será um docente de carreira da Universidade Estadual do Maranhão, lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais e deverá ser eleito através de votação direta e secreta e nomeado pelo Reitor nos termos da Legislação vigente na Universidade. O mandato do Diretor do Curso será de dois anos, permitindo uma única recondução.

O Colegiado do Curso Matemática Licenciatura será um órgão deliberativo e consultivo conforme o que determina o Art. 52 e seus seguimentos do Estatuto da Universidade Estadual do Maranhão, seção V, reproduzidos no Art. 20 e seguimentos do Regimento dos Órgãos Deliberativos e Normativos da Universidade Estadual do Maranhão. O mandato dos membros do Colegiado do Curso de Matemática - Licenciatura será de dois anos ou enquanto permanecer no cargo, no caso do Presidente; de dois anos ou enquanto permanecerem lotados no Departamento, no caso dos representantes Docentes e de um ano para o representante Discente, regularmente matriculado no curso. O Colegiado do Curso, como órgão da gestão acadêmica, se reunirá uma vez por mês, e extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou pela maioria da totalidade dos seus membros em exercício. As demais disposições referentes ao Colegiado do Curso estão definidas no regimento dos Órgãos Deliberativos e Normativos da Universidade Estadual do Maranhão e nas Normas Gerais do Ensino de Graduação aprovadas pela Resolução 1045/2012 CEPE/UEMA.

A avaliação sistemática nos cursos de licenciatura não é uma novidade e muitas universidades brasileiras a incorporaram em suas reformas educacionais enfatizando somente a dimensão de controle da qualidade de ensino, avaliação da competência tanto do individuo quanto do currículo acadêmico.

Entretanto, neste projeto pedagógico, o uso dos resultados das avaliações, como fonte de dados da realidade acadêmica, estará comprometido com o que preconiza o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Universidade Estadual do Maranhão e, respectivamente, com a melhoria da qualidade do ensino superior, à orientação da expansão de suas ofertas, ao aumento permanente da eficácia institucional nas Licenciaturas do Campus Bacabal com o respeito devido às diferenças, diversidades, afirmação da autonomia e identidade institucional.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma exigência da Lei Federal n o 10.861, de 14 de abril de 2004, para as Instituições de Ensino Superior. Na Universidade Estadual do Maranhão a

CPA é o órgão responsável por realizar a avaliação interna dos Campus, composto por uma Comissão Central, a quem compete a coordenação geral das atividades,

Campus e que terão mandato de 03 (três) anos, podendo reeleger-se por mais uma gestão.

A avaliação será realizada considerando, também, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e aplicação de questionários direcionados aos diferentes setores da comunidade acadêmica. A análise diagnóstica dos dados coletados objetivaräo melhorar a qualidade do Curso através de ações contínuas como: análise da qualidade da aprendizagem e progresso do rendimento acadêmico; identificação das desigualdades e insuficiências pedagógicas promoção da discussão sobre qualidade na educação matemática estimulando/promovendo melhoria do processo ensino-aprendizagem e do Curso; avaliação da eficácia do trabalho docente; ampliação de informações para os processos de planejamento curricular e de avaliação institucional, estimulando a produção de projetos de pesquisa em educação matemática, pesquisas e elaboração de materiais de apoio além de avaliar a eficiência do curso Matemática Licenciatura; supervisionar falhas e garantir avanços no planejamento de açöes e na tomada de decisões do curso, e dos órgãos colegiados superiores.

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