Projeto Político Pedagógico

Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Bem como dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico

O Licenciado em Geografia trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

a)  Gerais

Os cursos de Graduação devem proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades gerais:

a.   Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimentos;

b.  Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;

c.  Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;

d.  Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;

e.   Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos;

f.   Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia ;

g.  Utilizar os recursos da informática;

h.  Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;

i.   Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

b)  Específicas

a.  Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais:

b.     identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;

c.   selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;

d.  avaliar representações ou tratamentos ;gráficos e matemático-estatísticos

e.  elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.

 

f.  dominar os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;

g.  organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

A Geografia é uma ciência que tem como uma de suas características o fato de apresentar certo grau de interdisciplinaridade, isso quando se considera o seu conteúdo de abordagem científica. Nessa direção, envolvem-se tanto os aspectos físico/naturais, ou ambientais, como também os aspectos de caráter humanos, ou seja, aqueles de âmbito social. Dessa forma, ao determinarmos os referenciais teóricos para o Curso de Licenciatura, não se deve ater a um único procedimento metodológico. Até porque essa via iria de encontro com a própria essência dos conteúdos de natureza geografia, os quais são por si próprios múltiplos e diversificados. No entanto, considerando a perspectiva de normatização institucional, a título de formalização do Currículo do Curso de Licenciatura em Geografia, podemos dividir a Geografia como possuindo, realmente, os aspectos físicos e humanos, conforme acima citados, sem, entretanto, dualizá-los.

Por outro lado, acrescentamos que a Ciência Geográfica trabalha com categorias e conceitos fundamentais. Dentre estes, assinalamos os principais, tais como: Espaço, Região, Território e Lugar. De acordo com as suas perspectivas teóricas e metodológicas, cada um destes conceitos pode derivar tantos outros conceitos e definições correlatas.

Assim, mesmo em se devendo considerar os aportes de perspectiva filosófica, segundo a identidade particular de cada cientista, chama-se atenção que o professor de geografia deve respeitar o contexto das ações dos atores sociais em relação às transformações espaciais, sempre. Enfim, esse aspecto retrata a forma de interpretação do próprio processo de subsistência da sociedade no espaço geográfico, envolvendo assim tanto o âmbito da produção.

A estrutura administrativa do curso compõe-se: organização departamental (Departamento de História e Geografia); com um chefe de departamento e secretário; um diretor de curso (que cuida da vida acadêmica dos alunos) e um secretário de curso. Possui no seu quadro docente: 10 (dez) professores efetivos (sendo 5 doutores, 2 mestres e 3 especialista); e 04 (quatro) professores substitutos (com contrato de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, regulamentado por legislação estadual).

A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ter caráter formativo, processual e contínuo, contribuindo para a construção do conhecimento do aluno e de sua autonomia intelectual. A avaliação ocorre de forma diversa respeitando a prática

 

pedagógica dos docentes, mas sempre primando pela tomada de decisão em favor da qualidade do aprendizado.

Em cada disciplina são realizadas pelo menos três avaliações que compõem três notas que devem ser lançadas no SIGUEMA. Caso o aluno não realize alguma avaliação por motivo justificado terá direito a uma prova de segunda chamada. Caso não atinja a média final 7,0 com esses três instrumentos, o professor deverá aplicar uma prova final que versará sobre todo o conteúdo trabalhado.

 

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