Projeto Político Pedagógico

O Bacharel em Engenharia Civil ou Engenheiro Civil atua, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Em sua atividade, acompanha o desenvolvimento obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.

O Engenheiro Civil atua em órgãos públicos e empresas de construção civil nas obras de infraestrutura: de barragens, de transportes e de saneamento; em empresas de construção de obras ambientais e hidráulicas; em empresas e escritórios de edificações residenciais; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

O currículo do Curso de Engenharia Civil da UEMA foi estruturado com o fim de dar condições aos seus concludentes para adquirir competências e habilidades de acordo com a Resolução CNE/CES n°. 11/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, o curso deve possibilitar a formação profissional que revele:

  1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

  2. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; 

  3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; 

  4. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; 

  5. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; 

  6. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; 

  7. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; 

  8. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; 

  9. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; 

  10. Atuar em equipes multidisciplinares; 

  11. Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; 

  12. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; 

  13. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; 

  14. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

A metodologia de ensino-aprendizagem dar-se-á considerando a articulação permanente entre teoria e prática, na inserção do aluno no campo de atuação profissional. Assim, a formação por competência norteia a organização curricular das disciplinas, valorizando o ser humano e a preservação do meio ambiente e a integração social e política do profissional a ser formado. Para atingir tal objetivo, será diversificada, considerando as peculiaridades de cada disciplina, tendo por bases a transdisciplinaridade, a contextualização, a pesquisa, e a inserção do aluno no mundo do trabalho, possibilitando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, formando, assim, indivíduos atuantes, críticos, e capazes de transformar a sociedade em que vivem.

O curso de Engenharia Civil adotará uma metodologia de trabalho que irá considerar o perfil do ingressante, e ensejará que cada disciplina ofertada venha a possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências projetadas, permitindo que o egresso venha a ter o perfil que lhe garanta uma boa empregabilidade. Para tal, a metodologia nascerá do planejamento, que irá propor novas metodologias, mais atualizadas e condizentes com os perfis dos ingressantes e egressos na atualidade.

Outro componente metodológico, refere-se à participação do aluno nas atividades complementares, caracterizadas como participação em cursos, palestras, congressos, seminários, mesas de discussão entre outras, incluídas no currículo, reconhecendo práticas científicas e de extensão como fundamentais à sua formação.

GESTOR

CARGO

José Tadeu Moura Serra

Chefe de Departamento de Engenharias das Construções e Estruturas

Marivaldo Costa Duarte 

Chefe de Departamento de Expressões Gráficas e Transportes

Ronaldo Sergio De Araújo Coelho

Chefe de Departamento de Hidráulica e Saneamento 

João Aureliano de Lima Filho

Diretor do Curso

Além dos gestores, o curso de Engenharia Civil conta ainda com o apoio dos técnicos administrativos, conforme relação abaixo:

NOME

CARGO

TITULAÇÃO

Vanessa Fernanda Araújo Brenha

Secretária

Especialista

  1. Avaliação do ensino-aprendizagem

Em relação à avaliação dos discentes, o Curso de Engenharia Civil, segue-se as determinações das Normas Gerais do Ensino de Graduação, que se baseia na avaliação da frequência e do aproveitamento. São aplicadas três avaliações, sendo os resultados expressos em notas de zero a dez, admitindo-se 0,5 (meio ponto), devendo a média final ser expressa com, no máximo, uma casa decimal.

As avaliações de aprendizagem adotadas pelos professores do Curso de Engenharia Civil do CCT/UEMA são diversificadas, envolvendo: avaliação individuais, seminários, trabalhos individuais e em grupos, pesquisas, resenhas, artigos acadêmico-científicos, fóruns, oficinas, relatos de visitas técnicas, dentre outras. O método de avaliação dependerá da disciplina e dos critérios estabelecido pelo professor responsável pela disciplina.

É considerado aprovado por média, em cada disciplina, o aluno cuja média aritmética das três notas correspondentes às avaliações, for igual ou superior a sete e que alcançar a frequência igual ou superior a 75%. O aluno que obtiver média de aproveitamento igual ou superior a cinco e inferior a sete e que tenha comparecido, no mínimo, a 75% das atividades acadêmicas, será submetido à avaliação final que envolverá todo o programa da disciplina, realizada após o encerramento do período letivo, como prevista nas Normas Gerais do Ensino de Graduação, aprovadas pela Resolução 1045/2012-CEPE/UEMA.

1.1 Avaliação Institucional

Nos últimos anos, há um consenso em torno da necessidade de se implantar programas de avaliação em todos os níveis de ensino, uma vez que esse processo, baseado em referenciais construtivistas, possibilita a análise crítica das instituições, tanto do ponto de vista administrativo como do ponto de vista pedagógico e posterior reconstrução da realidade.

Nessa perspectiva, a UEMA concebeu seu projeto de Avaliação Institucional, aprovado pela resolução n.º188/98-CONSUN/UEMA, enfatizando como objetivo maior subsidiar uma política de gestão e implantar o projeto pedagógico da instituição, hoje ratificada pela Lei nº 10.861/2004.

É importante lembrar que a partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior, seja pública ou privada, passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, que é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as várias dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA segue essas normas. No dia 12 de novembro de 2015 a CPA/UEMA apresentou ao Reitor e Vice-Reitor da Instituição, professores Gustavo Pereira da Costa e Walter Canales Sant’ana, o Projeto de Autoavaliação Institucional referente ao período 2016-2020. A operacionalização deste projeto iniciou em 2016 e contou com a participação de toda a comunidade acadêmica, sendo coordenada pela CPA/UEMA e pelas comissões setoriais de avaliação dos Centros Superiores de Estudos – CSA/UEMA.

A metodologia de trabalho está centrada em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física. Os referidos eixos contemplam as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Os resultados das atividades avaliativas serão apresentados aos órgãos colegiados superiores da Universidade, ao Conselho Estadual de Educação e ao INEP por meio de relatórios.

A avaliação do curso de Engenharia Civil tem como intuito buscar atualizações que possam trazer melhorias e fazer com que o mesmo esteja sempre em consonância com o mercado de trabalho e as diretrizes do MEC. A avaliação do Projeto Pedagógico se dará em relação ao cumprimento de seus objetivos, perfil do egresso, habilidades e competências, estrutura curricular, as atividades complementares, a pertinência do curso no contexto regional, corpo docente e discente.

O Curso tem sido avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), tendo obtido as seguintes médias nos dois últimos anos de avaliação:

NOTAS ENADE

ANO

NOTA

2014

3

2017

3

Atualmente, com o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso, sentiu-se a necessidade de conhecer os recursos disponíveis para a análise das condições de oferta do referido Curso. Tal atividade, depois de realizada, serviu como instrumento de avaliação do Curso, através do levantamento da infraestrutura (física, laboratorial e acervo bibliográfico) e dos recursos humanos.

Há também uma avaliação dos docentes nas disciplinas de graduação, que é um ponto importante para garantir a qualidade no oferecimento do curso de engenharia civil. Todos os semestres o corpo discente tem a oportunidade de participar do processo de avaliação por meio de aplicação sistemática de questionários, cujos resultados serão analisados pela Direção do Curso e encaminhados aos departamentos responsáveis pela oferta das disciplinas, a fim de que sejam discutidas com os docentes avaliados, quais alternativas de mudanças deverão ser implementadas para correção de problemas apontados na avaliação.

Na ficha resumo da avaliação é possível observar o desempenho do docente na referida disciplina, comparando com a média da faculdade, média do departamento e comparar com a distribuição dos conceitos das demais disciplinas avaliadas no semestre.

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