Projeto Político Pedagógico

O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento biológico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Biologia, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico (MEC/SES, 2010).

O Licenciado em Ciências Biológicas trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus, zoológicos e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

As habilidades estão associadas ao saber fazer, indicando uma ação física ou mental que indica a capacidade adquirida; já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam, por exemplo, uma função/profissão específica (VASCO MORETO, 2017). Portanto, as habilidades que devem ser desenvolvidas na busca das competências do licenciado em Ciências Biológicas envolvem:

  • portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • compreender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • aplicar os conhecimentos das Ciências Biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais a prática profissional está inserida;
  • empregar de forma autônoma o conhecimento científico acumulado, interagindo com fontes diretas e indiretas de informação, examinando-as criticamente e selecionando informações por critérios de relevância, rigor e ética;
  • formular e justificar perguntas para a investigação científica, a partir desses problemas;
  • produzir relato escrito e/ou oral adequado da pesquisa realizada, dentro de normas academicamente reconhecidas;
  • reconhecer no desenvolvimento científico uma forma de compreensão da realidade e construção da cidadania, comprometendo-se com ele;
  • aplicar de forma crítica/aprimorada os processos e as técnicas básicas na área biológica;
  • produzir e divulgar novas tecnologias, serviços e produtos relacionados às questões biológicas e ambientais;
  • articular a atuação profissional com a produção do conhecimento, buscando atualização constante, utilizando o conhecimento para aperfeiçoamento da prática, assim como gerando conhecimento novo a partir dessa prática;
  • avaliar o impacto potencial ou real dos novos conhecimentos / tecnologias / serviços e produtos resultantes de sua atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • atuar cooperativamente nos diferentes contextos da prática profissional;
  • comprometer-se com a necessidade de desenvolvimento profissional constante no decorrer de toda sua vida profissional, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas;
  • cultivar valores relacionados ao respeito à qualidade ambiental, à ética, à vida em todas as suas formas e manifestações, bem como à dignidade da pessoa humana; compromisso com a população como um todo; preparo dos discentes para uma ação transformadora na sociedade, na perspectiva de que ela venha a se tornar mais justa, democrática, com melhor qualidade de vida ambientalmente responsável e sustentável.

 

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMA adota uma concepção metodológica que prioriza a construção do conhecimento de forma ativa e interativa pelos licenciandos, possibilitando a modificação do pensamento e a consolidação das competências e habilidades. Nesse contexto, vem buscando estratégias de ensino-aprendizagem utilizando mapas conceituais, metodologias baseadas em projetos, tecnologias interativas de ensino, visitas técnicas, aulas práticas de laboratório e de campo, estudo de caso, técnica de problematização, grupos de observação e discussão, oficinas (workshops), aulas expositivas dialogadas, seminários, aprendizagem baseada em problema, entre outros.

O funcionamento do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UEMA segue uma metodologia abrangente e que respeita a pluralidade de ideias. Todavia, no desenvolvimento das metodologias propostas, os docentes levam em consideração a articulação entre a teoria e a prática de forma a relacionar a formação acadêmica à realidade vivenciada. Para isso, buscar-se-á:

  • criar parcerias com as escolas públicas e privadas de educação básica;
  • ampliar e fortalecer o intercâmbio com órgãos de fomento a pesquisa, nacional e internacional.
  • Implementar laboratórios integrados em forma para desenvolvimento de pesquisa científica e pedagógica;
  • promover reuniões de estudo, conferências, publicações, seminários temáticos, dentre outros;
  • criar fórum envolvendo a comunidade geral, para discussão dos problemas ambientais no seu âmbito maior na busca de alternativas para equacionar problemas emergentes da sociedade;
  • oportunizar estabelecimento de parcerias entre diferentes comunidades sociais e institucionais mobilizados e comprometidos com o socioambiental;
  • implantar núcleos de investigação, projetos de pesquisa e extensão envolvendo todo o corpo docente, discente e funcionários.

Para seguir as diretrizes e alcançar os objetivos para os quais este projeto foi concebido, dispõe-se de uma estrutura organizacional e subdivide-se em coordenadorias de acordo com a finalidade das mesmas. Cada uma destas coordenadorias é gerenciada por um membro, sendo subordinada de maneira hierárquica pelo Diretor de Centro, Assistente de Direção, Chefe de Departamento, Diretor de Curso e Secretário. Os quadros 2 e 3 a seguir mostram a estrutura organizacional dos gestores do Curso e técnicos-administrativos.


 

Nome

Função

Graduação

Titulação

Ana Lúcia Cunha Duarte

Diretora de Centro – CECEN

Pedagogia

Doutora

Silvana Lourenço Menezes

Assistente da Direção do CECEN

Química

Doutora

José Ribamar Silva Barros

Chefe do Departamento de Química e Biologia

Química

Doutor

Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta

Diretora do Curso

Ciências Biológicas

Doutor

Laurinete Alencar Muniz

Secretária do Departamento

Secretariado Executivo Bilíngue

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Juadenil Campelo Carvalhal de Melo

Secretária do Curso

Gestão Universitária

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NOME

FUNÇÃO

TITULAÇÃO

Francisco Carlos Fonseca Pinto

Técnico Administrativo

Ens. Médio

Ivo dos Reis Batalha

Técnico Administrativo

Engenheiro Civil

Jacirema de Jesus Araújo

Técnico Administrativo

Graduada em Letras

Davi Serra de Araújo

Técnico de Informática

Ens. Médio

Maria Neusa Rocha Serra

Apoio-Limpeza

Ens. Médio

Maria da Conceição Chaves

Apoio-Limpeza

Ens. Médio

Clenilson Rodrigues

Apoio-Limpeza

Ens. Médio

Glória Maria Nina Baima

Bibliotecária

Biblioteconomista

Luzinete Rodrigues Lopes

Coordenadora do Ensino de Graduação

Pedagoga

Laura Rodrigues dos Santos

Divisão de Registro e Controle Acadêmico

Pedagoga



A avaliação é parte integrante do processo de planejamento, devendo acompanhar o Projeto Pedagógico do Curso - PPC desde o início, cabendo à gestão do curso criar mecanismos de avaliação e ainda usar os resultados das avaliações que já existem, como por exemplo, o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), os relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a própria do CEE.

O Curso de Ciências Biológicas, assim como os demais cursos de graduação da UEMA, passam por avaliação periódica interna, cujos instrumentos avaliativos são disponibilizados pela PROG/UEMA via SIGUEMA. Essa avaliação institucional interna é feita por docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos, que avaliam os aspectos de infraestrutura, didáticos e administrativos.

Por outro lado, o Curso tem sido avaliado com nota 4 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. As provas do Enade são constituídas pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, pelo componente específico de Ciências Biológicas (que contemplam os conteúdos de Morfofisiologia animal; Bioquímica e Biofísica; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Biologia Celular; Genética; Evolução; Zoologia; Botânica; Ecologia; Educação Ambiental; Ambiente e Saúde; Bioestatística; Biogeografia e Paleontologia; Bioética) e de formação pedagógica.

Além das avaliações mencionadas, o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura será avaliado anualmente em evento específico. Serão debatidos os seguintes questionamentos:

  • O perfil do egresso é compatível com as exigências sociais e do mercado de trabalho?
  • Os objetivos do curso estão sendo alcançados?
  • Os índices de evasão e repetência são compatíveis com os objetivos do curso e a realidade social?
  • As disciplinas oferecidas no curso conseguem formar um profissional bem preparado profissionalmente?
  • Os conteúdos e os referenciais teóricos trabalhados nos programas de disciplinas estão constantemente atualizados?
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