O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento biológico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Biologia, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico (MEC/SES, 2010).
O Licenciado em Ciências Biológicas trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus, zoológicos e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
As habilidades estão associadas ao saber fazer, indicando uma ação física ou mental que indica a capacidade adquirida; já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam, por exemplo, uma função/profissão específica (VASCO MORETO, 2017). Portanto, as habilidades que devem ser desenvolvidas na busca das competências do licenciado em Ciências Biológicas envolvem:
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMA adota uma concepção metodológica que prioriza a construção do conhecimento de forma ativa e interativa pelos licenciandos, possibilitando a modificação do pensamento e a consolidação das competências e habilidades. Nesse contexto, vem buscando estratégias de ensino-aprendizagem utilizando mapas conceituais, metodologias baseadas em projetos, tecnologias interativas de ensino, visitas técnicas, aulas práticas de laboratório e de campo, estudo de caso, técnica de problematização, grupos de observação e discussão, oficinas (workshops), aulas expositivas dialogadas, seminários, aprendizagem baseada em problema, entre outros.
O funcionamento do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UEMA segue uma metodologia abrangente e que respeita a pluralidade de ideias. Todavia, no desenvolvimento das metodologias propostas, os docentes levam em consideração a articulação entre a teoria e a prática de forma a relacionar a formação acadêmica à realidade vivenciada. Para isso, buscar-se-á:
Para seguir as diretrizes e alcançar os objetivos para os quais este projeto foi concebido, dispõe-se de uma estrutura organizacional e subdivide-se em coordenadorias de acordo com a finalidade das mesmas. Cada uma destas coordenadorias é gerenciada por um membro, sendo subordinada de maneira hierárquica pelo Diretor de Centro, Assistente de Direção, Chefe de Departamento, Diretor de Curso e Secretário. Os quadros 2 e 3 a seguir mostram a estrutura organizacional dos gestores do Curso e técnicos-administrativos.
Nome |
Função |
Graduação |
Titulação |
Ana Lúcia Cunha Duarte |
Diretora de Centro – CECEN |
Pedagogia |
Doutora |
Silvana Lourenço Menezes |
Assistente da Direção do CECEN |
Química |
Doutora |
José Ribamar Silva Barros |
Chefe do Departamento de Química e Biologia |
Química |
Doutor |
Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta |
Diretora do Curso |
Ciências Biológicas |
Doutor |
Laurinete Alencar Muniz |
Secretária do Departamento |
Secretariado Executivo Bilíngue |
---------- |
Juadenil Campelo Carvalhal de Melo |
Secretária do Curso |
Gestão Universitária |
--------- |
NOME |
FUNÇÃO |
TITULAÇÃO |
Francisco Carlos Fonseca Pinto |
Técnico Administrativo |
Ens. Médio |
Ivo dos Reis Batalha |
Técnico Administrativo |
Engenheiro Civil |
Jacirema de Jesus Araújo |
Técnico Administrativo |
Graduada em Letras |
Davi Serra de Araújo |
Técnico de Informática |
Ens. Médio |
Maria Neusa Rocha Serra |
Apoio-Limpeza |
Ens. Médio |
Maria da Conceição Chaves |
Apoio-Limpeza |
Ens. Médio |
Clenilson Rodrigues |
Apoio-Limpeza |
Ens. Médio |
Glória Maria Nina Baima |
Bibliotecária |
Biblioteconomista |
Luzinete Rodrigues Lopes |
Coordenadora do Ensino de Graduação |
Pedagoga |
Laura Rodrigues dos Santos |
Divisão de Registro e Controle Acadêmico |
Pedagoga |
A avaliação é parte integrante do processo de planejamento, devendo acompanhar o Projeto Pedagógico do Curso - PPC desde o início, cabendo à gestão do curso criar mecanismos de avaliação e ainda usar os resultados das avaliações que já existem, como por exemplo, o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), os relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a própria do CEE.
O Curso de Ciências Biológicas, assim como os demais cursos de graduação da UEMA, passam por avaliação periódica interna, cujos instrumentos avaliativos são disponibilizados pela PROG/UEMA via SIGUEMA. Essa avaliação institucional interna é feita por docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos, que avaliam os aspectos de infraestrutura, didáticos e administrativos.
Por outro lado, o Curso tem sido avaliado com nota 4 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. As provas do Enade são constituídas pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, pelo componente específico de Ciências Biológicas (que contemplam os conteúdos de Morfofisiologia animal; Bioquímica e Biofísica; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Biologia Celular; Genética; Evolução; Zoologia; Botânica; Ecologia; Educação Ambiental; Ambiente e Saúde; Bioestatística; Biogeografia e Paleontologia; Bioética) e de formação pedagógica.
Além das avaliações mencionadas, o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura será avaliado anualmente em evento específico. Serão debatidos os seguintes questionamentos: