Projeto Político Pedagógico

O Licenciado em Letras Língua Portuguesa é formado para conhecer profundamente a Língua Portuguesa e suas literaturas. Sua atividade demanda conhecimento e domínio da Língua Portuguesa, bem como as noções de Linguística e de Literatura que possibilitam o pensamento científico para as atividades que requeiram a Língua Portuguesa como base. Elabora e executa trabalhos de compilação, análise e revisão, que atendam a demandas relacionadas à sistematização do conhecimento linguístico. Em sua atuação, considera a língua como prática social que compõe a identidade nacional. 

O Bacharel em Letras – Língua Portuguesa pode atuar como pesquisador em Instituições de Ensino Superior; em editoras; em empresas dos meios de comunicação; em empresas de eventos; em fundações e instituições culturais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

O graduado em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa deverá ter as seguintes competências e habilidades, numa articulação entre teoria e prática:
- Compreender, analisar, interpretar, explicar e contextualizar as informações do mundo em que vive;
- Utilizar o raciocínio lógico, o poder de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica acerca do conhecimento; - Demonstrar domínio ativo e crítico de um repertório de Literatura em Língua Portuguesa;

- Descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas e semânticas do português brasileiro com especial destaque para as variações regionais socioletais e para as especificidades da norma padrão;

- Dominar o uso da língua portuguesa e de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;

- Conceber uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;

- Dominar a Língua Portuguesa em suas mais variadas dimensões culturais;

- Atuar em equipes de pesquisa interdisciplinares;

- Desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

O Colegiado de Curso de Letras funciona como órgão deliberativo e consultivo em assuntos relacionados à área, sendo organizado conforme o Regimento dos Órgãos Colegiados da UEMA que, no Art. 20, preconiza a sua formação, com mandato de dois anos, da seguinte forma:

I - o diretor de Curso como seu presidente;
II - representantes dos Departamentos cujas disciplinas integrem o Curso, na razão de um docente por cada quatro disciplinas ou fração;
III - um representante do corpo discente por habilitação.

O NDE constitui-se de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento do Projeto Pedagógico do Curso, bem como atuação no processo de concepção, consolidação e atualização permanente, cujas atribuições regulamentadas pela Resolução nº 01/17/06/2010, instituída pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). 

Mecanismos Avaliativos do Curso
A avaliação do Curso se dá em conformidade com as Normas Gerais do Ensino de Graduação-Resolução nº 1045/2012-CEPE/UEMA, 19 de dezembro de 2012, na Seção I, dos Artigos 65 a 72 que tratam da verificação de aprendizagem, e Artigos 73 e 74 que tratam da frequência.

Avaliação Institucional
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, através da Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino e da Comissão de Avaliação de Curso de Graduação, desenvolve o processo de avaliação com a aplicação de cinco instrumentos:Avaliação do curso pelos discentes; Avaliação da disciplina pelos discentes; Avaliação da disciplina pelos docentes; Avaliação do curso pelos docentes e Avaliação do egresso. Esse processo ainda não foi incorporadopor docentes e discentes como atividade fundamental, com vistas à análise e posterior melhoria dos cursos, fato que exige mecanismos de cobrança no preenchimento desses instrumentos.

Avaliações Externas O processo de avaliação externa se dá através doENADE-EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES,um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, com periodicidade de três anos, que consiste em avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do Curso de Letras. A avaliação consiste na
A aplicação dos seguintes instrumentos: prova; questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; questionário do estudante; e questionário do coordenador(a) do curso. O curso de Letras tem sido avaliado, ao longo dos anos, havendo evolução no índice, alcançando à nota 4, entretanto, em 2014, baixou para a nota 2, impondo desafios coletivos.

Baixar Arquivo
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1