Projeto Político Pedagógico

O Licenciado em Pedagogia ou Pedagogo é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Básica. Sua atribuição central é a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento pedagógico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Básica, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico. 

O Pedagogo trabalha como professor em creches e em instituições de ensino que oferecem cursos de Educação Infantil e Fundamental; como gestor de processos educativos de sistemas e de instituições de ensino; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como organizações não-governamentais, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações e clubes; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Atuar com ética e compromisso, demonstrando o domínio de conhecimentosbásicos e necessários àconstrução de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

Demonstrar a compreensão do seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

Promover a mediação da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;

Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

Demonstrar domínio das tecnologias da comunicação e informação, relacionando aos processos didático-pedagógicos.

Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

Compreender o processo de gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;

Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

Promover diálogo entre a comunidade junto a quem atuam e os outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprios da cultura local;

Compreender e articular o ensino e pesquisa na produção de conhecimentos e da prática pedagógica; Compreender e articular o ensino e pesquisa na produção de conhecimentos e da prática pedagógica;

Cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

Valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;

Trabalhar em equipe, participando ativamente de projetos coletivo sem que as famílias e a comunidade estejam engajadas;

Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.

Os recursos de cunho didático servem de base para a aprendizagem e são utilizados para atender a estrutura curricular do curso são:

• Fascículo: concebido como um dos principais materiais para estudo das disciplinas. É composto por planos de ensino, conteúdos sistematizados e atividades para avaliação de aprendizagem, consiste em um excelente suporte para as discussões presenciais e virtuais, sendo também disponível no AVA.

• Videoaula: resultado da gravação de aula pelos professores em um estúdio profissional. Finalizada sob o formato de DVD, ela possibilita mais informações sobre o assunto da disciplina já discorrido no fascículo.

• Textos complementares: selecionados pelo professor para serem estudados em cada disciplina. Eles se configuram como leitura enriquecedora aos conteúdos, esta produção acontece quando há necessidade de inserir algum assunto específico, que não foi contemplado no caderno de estudos. Além disso, temos os instrumentos de estudo, pesquisas e aulas práticas em laboratórios que servirão como suporte para demonstração e a explicação das aulas como também para materialização dos conhecimentos teóricos no campo prático.

Meios de Interação e Comunicação

• Conferência via RPN: é o sistema online de transmissão de áudio e vídeo a participantes separados geograficamente. Essa ferramenta possui a vantagem de oportunizar aos professores, tutores e estudantes uma interatividade expressiva, pois os participantes podem ver e ouvir uns aos outros ao mesmo tempo, seja em sala do polo (específica para esse fim) ou a partir de qualquer computador conectado a Internet.

• Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): sistema online de gerenciamento de cursos com recursos da Internet, voltados para a EaD. No Núcleo é utilizado o sistema gratuito Moodle como plataforma para o AVA. Por meio do moodle, o aluno pode acompanhar as disciplinas do curso; visualizar o calendário de disciplinas; obter a versão digital do material didático; assistir à videoaula; participar dos fóruns de discussões propostos pelos professores; submeter às atividades e os exercícios ao professor e tutor. Além de tudo isso, o moodle permite maior interação com tutores, professores, coordenadores e colaboradores do UemaNet;

• Encontros Presenciais: os encontros direcionados para aplicação de provas, apresentação de trabalhos acadêmicos, aulas práticas, entre outras atividades, onde acontecerão sempre nos finais de semana no Polo de apoio presencial, com data e horário previsto no Calendário Acadêmico, divulgado na sala virtual do curso.

O trabalho técnico-pedagógico no Curso está diretamente ligado às funções de profissionais diversos.

• Coordenador do curso: responsável pela coordenação acadêmica e administrativa do curso. Ele zela pela qualidade do ensino, reúne os professores responsáveis para ministrar as diferentes disciplinas, orienta e acompanha o trabalho desses professores, dos tutores e supervisiona o andamento das disciplinas;

• Professor da Disciplina: especialista na área de conhecimento da disciplina, quem elabora o fascículo, grava as videoaulas, elabora as atividades avaliativas virtuais e presenciais, promove a formação continuada e acompanha os tutores a distância no desenvolvimento da disciplina.

• Tutor a distância: atua como mediador do conhecimento no processo de aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem.

• Tutor Presencial: profissional da área do seu curso que atua como facilitador do processo de aprendizagem no que diz respeito à compreensão das tarefas avaliativas, e elucida as dúvidas gerais e metodológicas do curso, acompanha as atividades como provas, pesquisas, seminários, práticas e durante a construção do TCC.

• Coordenador de Tutores: profissional que acompanha o desempenho dos tutores, supervisionando a frequência e a qualidade das mediações do tutor nas atividades no Ambiente virtual de aprendizagem - AVA.

A avaliação da aprendizagem é um processo dinâmico, contínuo que implica em julgamento de valor, sendo mediadora por ser um espaço de diálogo e de interação entre professor, estudante e objeto de conhecimento. É uma prática comprometida com o sistema social, por isso é necessário considerar que, fazendo parte do processo de ensino aprendizagem. Desse modo, a avaliação no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância seguirá as normas acadêmicas da UEMA, adaptadas ao regime de funcionamento do Curso. A avaliação do rendimento escolar será feita por disciplina/atividade, tendo em vista os aspectos qualitativos e quantitativos, com base no disposto no Decreto 5.622 de 19/12/2005 que estabelece obrigatoriedade e
Corpo Discente

Curso: Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância
ANO DEMANDA OFERTA VERIFICADA
PROCESSO SELETIVO
2015 790 728 PAES/UEMA
2017 900 882 PAES/UEMA
ANO VAGAS INGRESSO TURNO
ALUNOS MATRICULADOS POR ANO
TURMAS EVASÂO DESISTENCIA REPETENCIA
MÉDIA DO COEFICIENTE
2015 790 728 Mat/Vesp /Not.
728 21 0 0 0 7.0
2017 900 882 Mat/Vesp /Not.
882 30 - - - -
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prevalência das avaliações presenciais sobre outras formas de avaliação. Aliam-se a isso, as normas acadêmicas da UEMA, adaptadas à modalidade da educação à distância. No contexto da EAD, o estudante não conta, comumente, com a presença física do professor, por esse motivo, faz-se necessário desenvolver métodos de trabalho que favoreçam ao estudantebuscar a interação constante com o tutor, participar das discussões no fórum por meio do AVA moodle, estabelecendo clima de confiança e interação com tutores, possibilitando odesenvolvimento da aprendizagem. Há uma preocupação de desencadear um processo de avaliação que possibilite a análise de como se realiza não só o envolvimento do estudante no seu cotidiano, mas também, como se realiza o surgimento de outras formas de conhecimento, obtidas de sua experiência, a partir dos referenciais teóricos trabalhados. Para tanto, foram estabelecidos cinco níveis que deverão possibilitar a avaliação, respeitando os referidos aspectos: 1. realização das atividades dos módulos/disciplinas e do contexto acadêmico; 2. avaliação do conteúdo dos módulos/disciplinas; 3. participação nas atividades pedagógicas: seminários e feiras, mostras e outros; 4. avaliação da Prática Curricular / Estágio Curricular Supervisionado 5. elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. A eleição destes níveis avaliativos para acompanhar o aproveitamento dos estudantes em toda a extensão do Curso dará à equipe técnica, em especial ao tutor, a possibilidade de um trabalho integrado, que reflita o crescimento do estudante. Os instrumentos adotados para acompanhar estas etapas seguem a metodologia deobservação; descrição;interpretação dos dados levantados. As atividadesdos fascículos e a participação nos fóruns permitem ao tutorobservar: como se dá o processo de estudo do estudante; como o estudante está conseguindo acompanhar as abordagens e discussões propostas; quais os graus de dificuldade encontrados em relação aos conteúdos trabalhados; como desenvolve as propostas de aprofundamento de conteúdos; como utiliza o material de apoio, sobretudo bibliográfico; como ocorre o processo de interlocução do estudante com o tutor; como ocorrem as relações interpessoais. O acompanhamento nesse nível estará a cargo da tutoria, que descreverá em fichas individuais a análise das atividades do estudante no processo. Cada tutor se responsabilizará por um grupo de 25 a 30 estudantes, de forma que possa acompanhar individualmente cada um. Caso o estudante não apresente um desempenho satisfatório
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no que refereàs atividades realizadas,ele refará seu percurso, aprofundando e ampliando suas leituras e revendo as atitudes e habilidades. Somente depois de atender às exigências desse nível, o estudante participará da segunda fase. Quandoo estudante realiza estudos ou pesquisas, a partir de proposições temáticas relacionadas às disciplinas estudadas visando contextualizar os aspectos ligados ao cotidiano escolar, cujos resultados serão apresentados em forma de seminários temáticos ao término de cada disciplina, observando o prévio planejamento. O objetivo da avaliação neste nível é julgar a capacidade de análise crítico-reflexiva do estudante frente a uma determinada temática ou situação de seu cotidiano. A realização do seminário temático enseja, ainda, uma abordagem integradora entre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento. Caso o estudante não participe das atividades definidas para o segundo nível ou não consiga atingir o desempenho satisfatório, ele poderá participar do terceiro nível, entretanto, deverá paralelamente, fazer o seu repercurso. As avaliações formais, de caráter obrigatório e presencial, serão realizadas nos Polos de Apoio – UAB, usando-se a prova com questões discursivas e objetivas ou através de Seminários e Oficinas operacionalizadas em conformidade com a metodologia das disciplinas ofertadas. Todas as formas de avaliação visam observar o nível de conhecimentos, a criticidade frente às abordagens trabalhadas, portanto, fica descrito e registrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem peloTutor /Assistente do Curso. Casoo aluno não tenha obtido o desempenho desejado, será orientado a refazer o percurso do estudo e a submeter-se a uma nova avaliação. O tutor observa as mudanças e os progressos dos estudantes em sala de aula, no que concerne a função da prática docente, principalmente, em relação à adoção das estratégicas metodológicas de ensino e aprendizagem. A prática pedagógica é avaliada mensalmente, sendo que, ao final do período letivo, será considerado aprovado o estudante que obtiver um mínimo de 70% de aproveitamento. Ao final do Curso o aluno elabora o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em forma de monografia a ser apresentadapara uma Banca Examinadora eserá classificado como aprovado quando conseguir um mínimo de 70% no trabalho escrito e/ou na apresentação. Para efeito de diplomação, o estudante deverá ter alcançado: a) 70% de aproveitamento nas disciplinas/atividades; b) 75% de presença nas atividades obrigatórias e presenciais;
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c) 70% de aproveitamento na Prática Curricular/Estágio Curricular Supervisionado; d) 70% de aproveitamento no Trabalho de Conclusão de Curso

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